Para aumentar ou diminuir a fonte:
DESKTOP: utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
CELULAR: faça o movimento de pinça.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
SOBRE
PROGRAMAÇÃO
PALESTRANTES
NOTÍCIAS
PATROCINADORES
FAQ
INSCREVA-SE
LOGIN
Home > Notícias > Abraji terá 20 jornalistas internacionais para falar de IA e jornalismo investigativo no Congresso

Abraji terá 20 jornalistas internacionais para falar de IA e jornalismo investigativo no Congresso

Nomes estão confirmados para o evento presencial e on-line que acontece de 11 a 14 de julho

19º Congresso da Abraji terá 20 jornalistas internacionais para falar de IA e jornalismo investigativo
Data de publicação: 12/06/2024
Autoria: Abraji

Um time de 20 jornalistas de diversas partes do mundo vai compor as mesas presenciais e on-line do 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, que se realiza de 11 a 14 de julho, na ESPM-SP, em São Paulo. O evento terá a participação de profissionais da Argentina, Bahrein, Colômbia, Estados Unidos, Holanda, Kenya, Quirguistão, Reino Unido e Venezuela. Para os debates, palestras e oficinas, as pautas abordarão temas como Inteligência Artificial, desinformação, mapeamento open source e sustentabilidade do jornalismo.


Entre os nomes convidados, estão o especialista em programação Jonathan Soma, professor de jornalismo de dados da Universidade de Columbia, a jornalista do Guardian Maya Wolfe-Robinson e Ebony Riddell, diretora do projeto de legados de escravidão do The Scott Trust (empresa proprietária do Guardian Media Group). Aiganysh Aidarbekov e Youri van der Weide, da Bellingcat, coletivo independente de jornalismo orientado por dados, Garance Burke, finalista do Prêmio Pulitzer e vencedora do Emmy, e Doreen Wainainah, da PesaCheck, checadora de fatos de 15 países africanos, também estarão presentes.



Conheça o trabalho dos convidados para o 19º Congresso presencial


Aiganysh Aidarbekov é líder do TechTeam da Bellingcat, especializada em investigações orientadas por dados e no desenvolvimento de ferramentas. Conduzindo workshops da Bellingcat, Aiganysh treinou centenas de jornalistas e ativistas em todo o mundo sobre os métodos de pesquisa de código aberto. Veja suas atividades no evento.


Amy Mitchell é diretora-executiva e fundadora do Center for News, Technology & Innovation. Antes, atuou como diretora-geral de Pesquisa de Notícias e Informações no Pew Research Center. Também ajudou a lançar o programa de pesquisa em jornalismo e atuou como diretora-administrativa. Veja sua atividade no evento.


Andrew Fishman é presidente do Intercept Brasil, veículo do qual é cofundador e foi editor-geral até o final de 2020. Trabalhou no Intercept norte-americano, como repórter, de 2013 a 2022. Suas reportagens têm se concentrado em segurança, tecnologia, direitos humanos, Brasil e nos documentos vazados por Edward Snowden. Veja sua atividade no evento.


Inscrições abertas! Garanta a sua vaga.


Daniela Castro é jornalista investigativa colombiana. Ingressou no OCCRP (Organized Crime and Corruption Reporting Project) em 2017 como repórter e agora é editora para a América do Sul, coordenando investigações, cobrindo e editando histórias ao lado de jornalistas da região. Veja sua atividade no evento.


Daniel Suárez é jornalista colombiano. Tem experiência em pesquisas de conflito armado e projetos de jornalismo que investigam a violência contra líderes locais e comunidades na América Latina. Além disso, tem trabalhado no jornalismo de dados. Veja sua atividade no evento.


Doreen Wainainah é editora da PesaCheck, a maior organização de verificação de fatos da África, desmascarando afirmações enganosas e decifrando os números, muitas vezes confusos, citados por figuras públicas em 15 países africanos. Veja sua atividade no evento.


Teremos atividades acessíveis. Saiba mais.


Ebony Riddell é diretora do projeto de legados de escravidão do The Scott Trust, a empresa britânica proprietária do Guardian Media Group. Tem mais de 20 anos de experiência em defesa e política de justiça social, com experiência em direitos humanos, violência de gênero, envolvimento comunitário e ativismo de base. Veja sua atividade no evento.


Garance Burke é uma jornalista orientada por dados. Seu jornalismo de interesse público desencadeou investigações federais, renúncias ministeriais e audiências no Congresso. As reportagens sobre o tratamento de crianças migrantes foram finalistas do Prêmio Pulitzer e vencedora do Emmy. Veja sua atividade no evento.


James Kleinfeld é jornalista investigativo premiado e documentarista que trabalha para a Unidade Investigativa da Al Jazeera. Em 2016, passou cinco meses infiltrado no lobby israelense dos EUA, expondo a espionagem israelense nos Estados Unidos. Veja sua atividade no evento.


Veja a programação dedicada às eleições


Jonathan Soma é programador e professor de jornalismo de dados da Universidade de Columbia, focado em facilitar o alcance de dados inacessíveis. Já criou mapas, processou dados e fez matérias de crowdsourcing com a ProPublica, WNYC, o New York Times, entre outros. Em 2010, foi cofundador da Brooklyn Brainery. Veja suas palestras e oficinas.


Maya Wolfe-Robinson é editora do Cotton Capital e jornalista do The Guardian há 13 anos. Cobriu assuntos jurídicos, trabalhou como editora na área de opinião e como repórter, com foco no norte da Inglaterra. Veja sua atividade no evento.


Nikita Roy é bolsista da Knight no ICFJ, com foco na alfabetização de IA no setor de notícias. Também lidera o Laboratório de Jornalismo de IA na Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY. Veja suas palestras e oficinas.


Confira descontos de passagem e hospedagem


Vanina Berghella é jornalista argentina. Entre 2019 e 2022, foi diretora da Velocidad, a aceleradora de mídia da SembraMedia e do Centro Internacional de Jornalismo (ICFJ), que ajudou um grupo de 10 meios de comunicação na América Latina a fortalecer sua sustentabilidade. Veja sua atividade no evento.


Youri van der Weide é pesquisador e instrutor de código aberto da Bellingcat. Trabalhou com diversos temas, incluindo abusos de direitos humanos na África, migração no Mediterrâneo Oriental, exportação de armas e pesquisa de novas ferramentas e métodos de investigação de código aberto. Veja sua oficina no evento.


Conheça o trabalho dos convidados para o 19º Congresso on-line


Benjamin Toff é autor do livro “Avoiding the News: Reluctant Audiences for Journalism”. Professor assistente na Escola Hubbard de Jornalismo e Comunicação de Massa e membro do corpo docente do Centro de Estudos de Psicologia Política e do Departamento de Ciência Política da Universidade de Minnesota. Veja sua masterclass prevista para o evento.


Colin Pereira é diretor de HP Risk Management e cofundador e diretor do RiskPal - Riskpal.com. Busca aconselhar e aliviar as avaliações de risco na produção de cinema e TV, jornalismo e situações geopolíticas em todos os setores. Veja sua masterclass prevista para o evento.


Ela Stapley é consultora de segurança digital do CPJ e trabalha com a equipe de Emergências como parte do HP Risk Management. Veja sua masterclass prevista para o evento.


Saiba mais sobre a programação


María Teresa Ronderos é jornalista colombiana, diretora e cofundadora do Centro Latinoamericano de Investigación Periodística. É colunista do jornal El Espectador e ministra oficinas para jornalistas na Fundação Gabo, onde também é membra do conselho de administração. Veja sua masterclass prevista para o evento.


Nilesh Christopher é jornalista que trabalha com tecnologia, negócios, cultura e sociedade. Já publicou em mídias como WIRED, BBC, Vice, Rest of World, South China Morning Post, The Economic Times e outros. Veja sua masterclass prevista para o evento.


Sherif Mansour é jornalista e foi coordenador do Programa do CPJ para o Oriente Médio e norte da África. É mestre em relações internacionais e experiente na atuação em defesa dos direitos humanos e da democracia no Egito. Veja sua masterclass prevista para o evento.


Novas atividades ainda serão divulgadas. Acompanhe tudo sobre o Congresso em: congresso.abraji.org.br


O 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e do curso de Jornalismo da ESPM-SP.


Patrocinam o 19º Congresso: Google News Initiative, Luminate, Grupo Globo, JSK Journalism Fellowships, Albert Einstein - Sociedade Beneficente Israelita Brasileira, Agence Française de Développement (AFD), Transparência Internacional - Brasil, SBT News, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Jusbrasil, International Center for Journalists (ICFJ), Atricon, Abert, Basília Rodrigues Comunicação, Alma Preta, Folha de S. Paulo, Abracom, Fundação Lemann, Natura, Alright, Youtube, Revista Cenarium, JB Litoral, RConsortium, Fogo Cruzado, Fundo Brasil, Poder 360, Internews, Serrapilheira, Artigo19, Report for the World, Meio e UOL.


São parceiros institucionais: Aberj, Galápagos Newsmaking, Jeduca, Portal Imprensa, Agência Mural, Vida de Jornalista, Núcleo, DiversaCom, Knight Center, ANJ, Pacto pela Democracia, Fórum De Direito de Acesso a Informações Públicas, Oboré e Textual Comunicação.


Serviço


19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Local: ESPM - Campus Álvaro Alvim
Rua Doutor Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo
Data: 11 a 14 de julho de 2024
Inscreva-se em: https://congresso.abraji.org.br/inscreva-se

Siga a Abraji nas redes sociais:
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK