Para aumentar ou diminuir a fonte:
DESKTOP: utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
CELULAR: faça o movimento de pinça.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
SOBRE
PROGRAMAÇÃO
PALESTRANTES
NOTÍCIAS
PATROCINADORES
FAQ
INSCREVA-SE
LOGIN
Home > Notícias > 19º Congresso da Abraji terá trilha temática dedicada às Eleições

19º Congresso da Abraji terá trilha temática dedicada às Eleições

Estão previstas 19 atividades sobre o assunto, entre oficinas, cursos, debates e palestras

19º Congresso terá temática dedicada às Eleições
Data de publicação: 05/06/2024
Autoria: Abraji

Neste ano de eleições municipais, o 19º Congresso da Abraji traz o assunto como uma de suas trilhas temáticas. O evento, que acontece de 11 a 14 de julho na ESPM-SP, já está com as inscrições abertas, que podem ser feitas nesta página.


As atividades sobre cobertura eleitoral terão a presença de jornalistas, especialistas e pesquisadores que pretendem aprofundar o debate sobre os desafios dessa cobertura e trazer bastidores de investigações jornalísticas, ferramentas úteis para checagem de dados e estratégias de reportagem.


Trilhas temáticas


Como escolher suas trilhas favoritas? Basta acessar a programação do Congresso, clicar na opção do menu “Todas as trilhas” e selecionar “Eleições” ou outras opções, como: Amazônia, Audiência, Corrupção, Dados, Democracia, Estudos sobre jornalismo, Financiamento, Gestão, Políticas públicas, Produtos jornalísticos audiovisuais, Proteção e segurança de jornalistas, Segurança Pública e técnicas de investigação.


Desta forma, você tem a liberdade de organizar a sua agenda de atividades do evento conforme o interesse no assunto. Mais de 100 atividades estão previstas em toda a grade de programação, incluindo lançamento de livros, cerimônia de homenagem, XI Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo e o 6º Domingo de Dados.


Como cobrir eleições municipais


A atividade Regras eleitorais de 2024: o que você precisa saber para cobrir o pleito trará as atualizações no funcionamento das eleições e candidaturas para apoiar jornalistas que devem reportar localmente.


Em Pesquisa Eleitoral: como ler e divulgar, serão apresentadas metodologias de pesquisa, análise estatística e questões éticas envolvidas na divulgação de resultados, além de estratégias para evitar interpretações equivocadas.


Para aqueles que buscam investigar as eleições municipais a partir de bases de dados, a oficina Como investigar: eleições municipais e meio ambiente usando o CruzaGrafos mostra como acessar, por meio da plataforma, documentos públicos e obter o cruzamento de informações.


Em Voto informado: LAI na prática para uma cobertura eleitoral efetiva, o/a participante entende como utilizar bem a Lei de Acesso à Informação para investigar fundos eleitorais, acesso das comunidades ao voto, além de conhecer casos reais de pedidos de LAI para se inspirar e começar a desvendar dados públicos de partidos, do próprio município e de políticos.


E, para debater a diversidade da cobertura no país, jornalistas e comunicadores locais trazem a importância do tema e as estratégias de comunicação no debate Das aldeias ao sertão: jornalismo decolonial nas eleições e no curso O poder do jornalismo local na cobertura das eleições.


Desafios na cobertura eleitoral


Mais uma vez, o cenário de notícias falsas irá dominar o contexto eleitoral. Jornalistas podem se preparar para isso acompanhando a discussão Como usar fact-checking para garantir integridade eleitoral, que trará a experiência de projetos de checagem de sucesso no Brasil e na África.


As mesas Desvendando deepfakes: ferramentas para auxiliar jornalistas durante as eleições e O impacto da IA nas eleições de 2024? abordam os desafios postos pelo uso de IA e da tecnologia na construção de narrativas falsas – e como combater a desinformação.


Como cobrir grupos radicalizados na internet durante as eleições, Além da “guerra cultural”: como cobrir bem as questões trans em ano eleitoral e a palestra sobre Candidaturas religiosas e os desafios da cobertura eleitoral irão abordar a cobertura eleitoral a partir de recortes temáticos específicos, ajudando a desconstruir rótulos, combater preconceitos e qualificar o conteúdo.


O debate on-line Eleições: as pessoas vão voltar a consumir jornalismo? traz o professor Benjamin Toff, professor da Universidade de Minnesota e autor de "Avoiding the News: Reluctant Audiences for Journalism", e Daniel Nardin, jornalista e fundador do projeto Amazônia Vox, que discutem como veículos e jornalistas podem recuperar a atenção da audiência.


6º Domingo de Dados


No último dia do 19º Congresso da Abraji, teremos a 6ª edição do Domingo de Dados, com uma programação que conecta jornalistas de dados iniciantes e experientes com o desenvolvimento de habilidades para trabalhar com eleições.


A oficina "Introdução à programação em R com dados eleitorais – parte 1 e parte 2", trará especialistas do R-Ladies que compartilham como utilizar a linguagem de programação para limpar e analisar documentos.


"Como o Python pode salvar sua cobertura nas eleições – parte 1 e parte 2" vai mostrar como é possível aprender, do zero, a usar o Google Trends para cobertura eleitoral. E a atividade Mapas Eleitorais com R ensinará como criar mapas que analisam os fenômenos de votação nos territórios.


Novas atividades ainda serão divulgadas. Acompanhe tudo sobre o Congresso em: congresso.abraji.org.br


O 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e do curso de Jornalismo da ESPM-SP.


Patrocinam o 19º Congresso: Google News Initiative, Luminate, Grupo Globo, JSK Journalism Fellowships, Albert Einstein - Sociedade Beneficente Israelita Brasileira, Agence Française de Développement (AFD), Transparência Internacional - Brasil, SBT News, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Jusbrasil, International Center for Journalists (ICFJ), Atricon, Abert, Basília Rodrigues Comunicação, Alma Preta, Folha de S. Paulo, Abracom, Fundação Lemann, Natura, Alright, Youtube, Revista Cenarium, JB Litoral, RConsortium, Fogo Cruzado, Fundo Brasil, Poder 360, Internews, Serrapilheira, Artigo19, Report for the World, Meio e UOL.


São parceiros institucionais: Aberj, Galápagos Newsmaking, Jeduca, Portal Imprensa, Agência Mural, Vida de Jornalista, Núcleo, DiversaCom, Knight Center, ANJ, Pacto pela Democracia, Fórum De Direito de Acesso a Informações Públicas, Oboré e Textual Comunicação.


Serviço


19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Local: ESPM - Campus Álvaro Alvim
Rua Doutor Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo
Data: 11 a 14 de julho de 2024
Inscreva-se em: https://congresso.abraji.org.br/inscreva-se

Siga a Abraji nas redes sociais:
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK