Para aumentar ou diminuir a fonte:
DESKTOP: utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
CELULAR: faça o movimento de pinça.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
SOBRE
PROGRAMAÇÃO
PALESTRANTES
NOTÍCIAS
PATROCINADORES
FAQ
INSCREVA-SE
LOGIN
Home > Notícias > 19º Congresso da Abraji avança em acessibilidade

19º Congresso da Abraji avança em acessibilidade

Em parceria com o Inova.aê, o Congresso contará com recursos de comunicação acessível no evento e nas plataformas digitais

19º Congresso da Abraji avança em acessibilidade
Data de publicação: 05/06/2024
Autoria: Abraji

Tornar o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo mais acessível está entre as metas da Abraji para 2024. Na 19ª edição do maior encontro de jornalistas do Brasil, a Abraji, realizadora do evento, vai ampliar no ambiente digital e presencial os recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência (PCDs), com o apoio do Inova.aê, o Instituto em Inovação e Acessibilidade Comunicacional.


O 19º Congresso da Abraji oferecerá novamente nas principais atividades o recurso de tradução simultânea das palestras em Língua Brasileira de Sinais (Libras) por intérpretes. Os palestrantes e moderadores também estão sendo orientados para atuarem de forma mais inclusiva, seja na preparação dos materiais de apresentação, na audiodescrição ou na maneira como vão se comunicar durante as mesas, priorizando linguagem simples.


Todas as atividades que contarem com algum recurso de acessibilidade estarão indicadas na programação do evento, que acontecerá de 11 a 14 de julho, na ESPM-SP.


Inscreva-se já!


Nas dependências da ESPM há rampas, elevadores e espaços para pessoas que usam cadeira de rodas assistirem às atividades em todas as salas e auditórios. A organização do evento divulgará na página das atividades a capacidade máxima de cada auditório para receber pessoas usuárias de cadeira de rodas. Nas salas de aula não há limitação, porque os espaços são mais flexíveis e o mobiliário pode ser removido.


O grupo de monitores voluntários também estará presente para auxiliar o público PCD, tanto no credenciamento quanto nos espaços de convivência do Congresso.


As plataformas digitais estão equipadas com ferramentas de acessibilidade. Agora, o site do Congresso conta com os recursos de contraste de cores, de ampliar o tamanho das fontes em todas as páginas e com descrição das imagens, ícones e ilustrações. Foi incorporado ao site o VLibras, um conjunto de ferramentas gratuitas e de código aberto que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em Português para Libras, permitindo que pessoas surdas acessem o conteúdo multimídia em sua língua natural de comunicação.


As adaptações na plataforma foram realizadas pela Famigerado, empresa que desenvolveu o site do Congresso em 2023 e segue responsável por sua gestão.


Na modalidade on-line, as palestras gravadas serão legendadas. Além do vídeo legendado, a Abraji disponibilizará as legendas em páginas específicas do site, de modo que o conteúdo também possa ser lido por ferramentas de acessibilidade, como o VLibras e leitores de tela padrões. As atividades presenciais que forem transmitidas contarão com tradução simultânea em Libras feita por intérpretes.


Nas redes sociais, todo o conteúdo veiculado a respeito do evento, como anúncios, novidades e lembretes endereçados aos participantes, são acompanhados de texto alternativo.


“O avanço na área de acessibilidade em 2024 é significativo se compararmos com a edição passada do Congresso. Ainda há muito trabalho pela frente para que o evento se torne completamente acessível. É uma construção diária e coletiva, que requer comprometimento de toda a equipe da Abraji. Como um evento inclusivo não se constitui apenas com o esforço da organização, contamos também com o engajamento de palestrantes e participantes durante o Congresso”, afirma Paula Neiva, uma das organizadoras do 19º Congresso da Abraji.


Confira neste link algumas dicas de como colaborar para que o evento seja um ambiente inclusivo, respeitoso e livre de discriminações.


Parceria entre Abraji e Inova.aê


Para ampliar a inclusão de pessoas com deficiência no Congresso e fomentar a pauta da acessibilidade na imprensa, a Abraji firmou uma parceria com o Instituto em Inovação e Acessibilidade Comunicacional, o Inova.aê. O instituto nasce da união entre dois projetos de comunicação voltados para debater a acessibilidade e tornar o jornalismo mais inclusivo.


Larissa Pontes, presidente do Inova.aê, é a idealizadora do Eficientes, portal de notícias que reúne informações sobre esse universo em uma plataforma 100% acessível. O projeto se juntou ao Lume, aplicativo desenvolvido pela jornalista Mariana Clarissa, que agrega notícias para melhorar a acessibilidade de pessoas cegas e com baixa visão ao consumo de conteúdo jornalístico.


As duas iniciativas integram hoje o Inova.aê, que organizou, em março deste ano, a primeira edição do congresso que materializou essa união. O Congresso Inova.aê aconteceu em Recife e tratou de acessibilidade comunicacional, tecnologia assistiva e diversidade na produção de conteúdo digital e produtos.


"É muito importante esse passo que o Congresso da Abraji está tomando para tornar o evento mais acessível e inclusivo para pessoas com deficiência. Quando tornamos os espaços, eventos e conteúdos acessíveis, todos acabam se beneficiando”, afirma Larissa. “A acessibilidade torna-se mais eficaz e inclusiva quando é considerada desde o início do processo de construção. Por isso, a Inova.aê tem colaborado nos últimos meses com a equipe da Abraji."


A Abraji foi uma das organizações patrocinadoras da primeira edição do Congresso Inova.aê. O evento reuniu cerca de 900 pessoas, entre participantes e palestrantes. A diretora da Abraji, Gabi Coelho, mediou uma mesa sobre inclusão digital e acesso à informação.


"É muito importante que organizações tenham a compreensão de que a pauta sobre inclusão e acessibilidade é urgente como tantas outras. Essa parceria entre Abraji e Inova.aê é o início de uma construção que com certeza renderá bons frutos. Para o nosso congresso deste ano, o objetivo é garantir que cada participante possa aproveitar ao máximo as atividades oferecidas na ESPM. Esta 19º edição representa um avanço significativo na acessibilidade, mas sabemos que ainda há muito trabalho a ser feito. A colaboração com o Inova.aê e o engajamento de todas as pessoas envolvidas são fundamentais para continuarmos a construir um ambiente verdadeiramente inclusivo", afirma Gabi Coelho.


Após o evento, a equipe da Abraji participou de um treinamento on-line oferecido pela Inova.aê, que iniciou a implementação das ferramentas de comunicação acessível no 19º Congresso. A organização do evento segue aprimorando as suas plataformas e atividades em parceria com os jornalistas.


Sobre o Congresso


O 19º Congresso da Abraji será realizado entre os dias 11 e 14 de julho, no campus Álvaro Alvim da ESPM-SP, na Vila Mariana, em São Paulo. O evento será híbrido, com atividades presenciais, transmissão ao vivo de parte da programação e uma série de conteúdos gravados.


A programação do evento contará com trilhas temáticas e será distribuída em quatro dias, de quinta-feira a domingo. Nos primeiros três dias, serão realizadas as atividades do Congresso e do XI Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo. O último dia será totalmente dedicado ao 6º Domingo de Dados. A jornalista homenageada desta edição é a professora e escritora Fabiana Moraes.


As inscrições para participação no evento já estão abertas e devem ser feitas neste link. Acompanhe tudo sobre o Congresso em: congresso.abraji.org.br


O 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e do curso de Jornalismo da ESPM-SP.


Patrocinam o 19º Congresso: Google News Initiative, Luminate, Grupo Globo, JSK Journalism Fellowships, Albert Einstein - Sociedade Beneficente Israelita Brasileira, Agence Française de Développement (AFD), Transparência Internacional - Brasil, SBT News, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Jusbrasil, International Center for Journalists (ICFJ), Atricon, Abert, Basília Rodrigues Comunicação, Alma Preta, Folha de S. Paulo, Abracom, Fundação Lemann, Natura, Alright, Youtube, Revista Cenarium, JB Litoral, RConsortium, Fogo Cruzado, Fundo Brasil, Poder 360, Internews, Serrapilheira, Artigo19, Report for the World, Meio e UOL.


São parceiros institucionais: Aberj, Galápagos Newsmaking, Jeduca, Portal Imprensa, Agência Mural, Vida de Jornalista, Núcleo, DiversaCom, Knight Center, ANJ, Pacto pela Democracia, Fórum De Direito de Acesso a Informações Públicas, Oboré e Textual Comunicação.



Serviço


19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Local: ESPM - Campus Álvaro Alvim
Rua Doutor Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo
Data: 11 a 14 de julho de 2024

Siga a Abraji nas redes sociais:
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK