SOBRE
PROGRAMAÇÃO
PALESTRANTES
NOTÍCIAS
PATROCINADORES
Home > Notícias > Amazônia será um dos temas de destaque do 19º Congresso da Abraji

Amazônia será um dos temas de destaque do 19º Congresso da Abraji

Evento será realizado na ESPM-SP entre os dias 11 e 14 de julho

Banner indicando as trilhas do 19º Congresso da Abraji
Data de publicação: 12/04/2024
Autoria: Abraji

O 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, a ser realizado de 11 a 14 de julho na ESPM, em São Paulo, traz em sua programação um olhar especial para a cobertura jornalística da Amazônia. Palestras e oficinas terão como foco ampliar e aprofundar o debate sobre a região. além de mostrar a produção jornalística amazônica. 


Além do tema, o evento conta com trilhas temáticas sobre a cobertura de eleições, segurança pública, corrupção, políticas públicas e democracia. Também traz trilhas técnicas e de gestão, voltadas para pensar produtos jornalísticos audiovisuais, captação de recursos, uso de dados em reportagens e medidas de proteção e segurança para o exercício da profissão.


As trilhas foram criadas para facilitar a escolha da programação pelo participante, que poderá montar sua agenda de acordo com seus assuntos de maior interesse. O Congresso terá mais de 100 mesas e se mantém como um dos maiores encontros de jornalistas da América Latina.


Saiba como as trilhas temáticas abordarão reportagens, bastidores, casos de sucesso, ferramentas, técnicas e novas possibilidades de atuação no jornalismo:


Amazônia - Aprofunde o debate sobre justiça climática com foco na região, conheça as experiências de comunicadores e jornalistas que estão na Amazônia e entenda como fazer uma cobertura responsável de desastres ambientais.


Democracia - Como cobrir ameaças à democracia em nível nacional e local? Quais as técnicas para monitorar extremistas em redes sociais? Quais as perspectivas para a cobertura política e qual o papel do jornalismo daqui em diante?


Corrupção - Acompanhe os bastidores de grandes reportagens investigativas que denunciaram corrupção no poder público e privado no último ano, e descubra técnicas e ferramentas para investigar corrupção.


Segurança pública - Desenvolva habilidades para cobrir casos relevantes a partir de reportagens investigativas bem sucedidas sobre agentes do poder público e entenda como começar a cobrir o tema.


Eleições - Descubra ferramentas úteis e discuta os principais desafios do jornalismo investigativo na cobertura eleitoral, a nível municipal, estadual e federal.


Estudos sobre jornalismo - Esta trilha apresenta e discute os estudos recentes da área.


Políticas Públicas - Como o jornalista deve cobrir políticas públicas? Quais são as técnicas e ferramentas existentes para fiscalizar o poder público? Aprenda com quem trabalha localmente este tema e tem experiência nessa cobertura.


Técnicas de investigação - Melhore suas reportagens investigativas a partir de dados, técnicas e experiências práticas feitas para o tema de sua especialidade.


Gestão - Fortaleça habilidades como gestor de projetos, produtos e de pessoas no jornalismo.


Financiamento - Qual a perspectiva de financiamento para o jornalismo nos próximos anos? Como fazer a transição de freelancer para empreendedor?


Produtos jornalísticos audiovisuais - Acompanhe o que há de tendências em produções audiovisuais e aprenda a construir narrativas em diversos formatos.


Audiência - Como reconquistar a audiência? Quais as estratégias e ferramentas disponíveis para pequenos veículos e jornalistas monitorarem e acompanharem a distribuição de seus conteúdos?


Proteção e segurança de jornalistas - Aprenda a se proteger física e digitalmente por meio de oficinas práticas de segurança e acompanhe discussões sobre cobertura de conflitos, assédio judicial e mais.


A equipe de curadoria do 19º Congresso da Abraji e toda a diretoria se comprometem em construir um evento que representa os mais diferentes contextos para se fazer reportagem no país.


Acompanhe as novidades pelo site: https://congresso.abraji.org.br/

Siga a Abraji nas redes sociais:
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK