O 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, a ser realizado de 11 a 14 de julho na ESPM, em São Paulo, traz em sua programação um olhar especial para a cobertura jornalística da Amazônia. Palestras e oficinas terão como foco ampliar e aprofundar o debate sobre a região. além de mostrar a produção jornalística amazônica.
Além do tema, o evento conta com trilhas temáticas sobre a cobertura de eleições, segurança pública, corrupção, políticas públicas e democracia. Também traz trilhas técnicas e de gestão, voltadas para pensar produtos jornalísticos audiovisuais, captação de recursos, uso de dados em reportagens e medidas de proteção e segurança para o exercício da profissão.
As trilhas foram criadas para facilitar a escolha da programação pelo participante, que poderá montar sua agenda de acordo com seus assuntos de maior interesse. O Congresso terá mais de 100 mesas e se mantém como um dos maiores encontros de jornalistas da América Latina.
Saiba como as trilhas temáticas abordarão reportagens, bastidores, casos de sucesso, ferramentas, técnicas e novas possibilidades de atuação no jornalismo:
Amazônia - Aprofunde o debate sobre justiça climática com foco na região, conheça as experiências de comunicadores e jornalistas que estão na Amazônia e entenda como fazer uma cobertura responsável de desastres ambientais.
Democracia - Como cobrir ameaças à democracia em nível nacional e local? Quais as técnicas para monitorar extremistas em redes sociais? Quais as perspectivas para a cobertura política e qual o papel do jornalismo daqui em diante?
Corrupção - Acompanhe os bastidores de grandes reportagens investigativas que denunciaram corrupção no poder público e privado no último ano, e descubra técnicas e ferramentas para investigar corrupção.
Segurança pública - Desenvolva habilidades para cobrir casos relevantes a partir de reportagens investigativas bem sucedidas sobre agentes do poder público e entenda como começar a cobrir o tema.
Eleições - Descubra ferramentas úteis e discuta os principais desafios do jornalismo investigativo na cobertura eleitoral, a nível municipal, estadual e federal.
Estudos sobre jornalismo - Esta trilha apresenta e discute os estudos recentes da área.
Políticas Públicas - Como o jornalista deve cobrir políticas públicas? Quais são as técnicas e ferramentas existentes para fiscalizar o poder público? Aprenda com quem trabalha localmente este tema e tem experiência nessa cobertura.
Técnicas de investigação - Melhore suas reportagens investigativas a partir de dados, técnicas e experiências práticas feitas para o tema de sua especialidade.
Gestão - Fortaleça habilidades como gestor de projetos, produtos e de pessoas no jornalismo.
Financiamento - Qual a perspectiva de financiamento para o jornalismo nos próximos anos? Como fazer a transição de freelancer para empreendedor?
Produtos jornalísticos audiovisuais - Acompanhe o que há de tendências em produções audiovisuais e aprenda a construir narrativas em diversos formatos.
Audiência - Como reconquistar a audiência? Quais as estratégias e ferramentas disponíveis para pequenos veículos e jornalistas monitorarem e acompanharem a distribuição de seus conteúdos?
Proteção e segurança de jornalistas - Aprenda a se proteger física e digitalmente por meio de oficinas práticas de segurança e acompanhe discussões sobre cobertura de conflitos, assédio judicial e mais.
A equipe de curadoria do 19º Congresso da Abraji e toda a diretoria se comprometem em construir um evento que representa os mais diferentes contextos para se fazer reportagem no país.
Acompanhe as novidades pelo site: https://congresso.abraji.org.br/