Pela primeira vez, o campus Paraíso da UNIP, em São Paulo, receberá a 21ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji.
O evento já tem data definida: de 30 de julho a 01 de agosto, com atividades reservadas para a programação do Congresso, XII Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo e as oficinas destinas ao evento de jornalismo de dados.
A programação da 21ª edição será divulgada em breve, aqui no site e nas redes sociais da Abraji.
Sua programação é comprometida com a diversidade de temas e representações que compõem a sociedade e o campo jornalístico.
Todas as discussões que tomam forma durante o evento acompanham as mudanças políticas, sociais e tecnológicas que impactam a imprensa, seus profissionais e a democracia como um todo.
De novas ferramentas a métodos inovadores de investigação, o Congresso está sempre atento às transformações e necessidades do jornalismo.
O 20º Congresso da Abraji (2025) foi a maior edição presencial da história da organização, em números de atividades e de público. Cerca de 2.140 pessoas circularam durante os quatro dias de evento, incluindo a modalidade online, palestrantes e convidados.
Pelo 2º ano consecultivo, o encontro se consolidou como um dos mais importantes das Américas, com projeção internacional.
Foram 168 atividades, incluindo transmissões ao vivo e lançamentos de livros. Entre os conteúdos, algumas novidades enriqueceram a programação: as mentorias individuais para participantes com palestrantes internacionais, debates sobre reportagens e contextos políticos do jornalismo lusófono e mesas de Excelência Abraji, que reconheceram reportagens de impacto de jornalistas de todo o Brasil. O Seminário de Pesquisa também contou com uma nova adição, a Mostra Abraji de Jornalismo Investigativo para Estudantes de Jornalismo, com o objetivo de estimular a produção de reportagens de alunos em formação.
O objetivo da organização do evento, neste ano, foi ampliar a inclusão de grupos minorizados no Congresso, tanto entre o corpo de palestrantes, quanto de participantes através de bolsas e parcerias com organizações de diversos segmentos - foram 140 jornalistas e estudantes de jornalismo selecionados.
Sobre a Abraji
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2002 com o intuito de melhorar a qualidade do jornalismo brasileiro. A Abraji tem como pilares a proteção da liberdade de expressão, a garantia do direito de acesso a informações públicas e a formação profissional de jornalistas. Diversos projetos coordenados e apoiados pela Associação garantem esses objetivos e o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é um deles.