Pelo segundo ano consecutivo, o campus Álvaro Alvim da ESPM-SP, na Vila Mariana, em São Paulo, sediou o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji.
A 19ª edição foi realizada de 11 a 14 de julho de 2024, com os primeiros três dias reservados para a programação do Congresso e do XI Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo e a data de 14 de julho destinada ao 6º Domingo de Dados.
O Congresso seguiu com o formato híbrido, com atividades presenciais e transmissão ao vivo de parte da programação. Retornam neste ano as sessões assíncronas (conteúdo gravado) para melhorar a experiência do público online.
Sua programação é comprometida com a diversidade de temas e representações que compõem a sociedade e o campo jornalístico.
Todas as discussões que tomam forma durante o evento acompanham as mudanças políticas, sociais e tecnológicas que impactam a imprensa, seus profissionais e a democracia como um todo.
De novas ferramentas a métodos inovadores de investigação, o Congresso está sempre atento às transformações e necessidades do jornalismo.
O 19º Congresso da Abraji (2024) foi a maior edição presencial da história da organização, em números de atividades e de público. Cerca de 1800 pessoas circularam pelos quatro dias do evento. Por mais um ano, o encontro se consolidou como um dos mais importantes das Américas, com projeção internacional.
Registrou também um recorde no número de palestrantes, com 366 pessoas que representaram mais de 243 organizações, 19 estados brasileiros e o Distrito Federal, além dos países: Argentina, Bahrein, Colômbia, Egito, Estados Unidos, Holanda, Índia, Quênia, Malta, Moçambique, Quirguistão, Reino Unido e Venezuela.
As mais de 100 atividades da programação trataram de técnicas de investigação, jornalismo de dados, jornalismo colaborativo, cobertura especializada, diversidade, equidade e inclusão, entre outros temas, que foram distribuídos em trilhas temáticas.
Sobre a Abraji
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2002 com o intuito de melhorar a qualidade do jornalismo brasileiro. A Abraji tem como pilares a proteção da liberdade de expressão, a garantia do direito de acesso a informações públicas e a formação profissional de jornalistas. Diversos projetos coordenados e apoiados pela Associação garantem esses objetivos e o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é um deles.