SOBRE
PROGRAMAÇÃO
PALESTRANTES
NOTÍCIAS
PATROCINADORES
Sobre o Congresso
19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Home > Sobre o Congresso
Caco Barcellos, homenageado da 18ª edição do Congresso, sorrindo e posando para fotos com estudantes
Marcação

O maior encontro de jornalistas do país!

Aspas

Pelo segundo ano consecutivo, o campus Álvaro Alvim da ESPM-SP, na Vila Mariana, em São Paulo, vai sediar o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji.


A 19ª edição será realizada de 11 a 14 de julho de 2024, com os primeiros três dias reservados para a programação do Congresso e do XI Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo e a data de 14 de julho destinada ao 6º Domingo de Dados.


O Congresso segue com o formato híbrido em 2024, com atividades presenciais e transmissão ao vivo de parte da programação. Retornam neste ano as sessões assíncronas (conteúdo gravado) para melhorar a experiência do público online.

Um dos palestrantes do Congresso discursando

Há quase 20 anos pautando questões urgentes de seu tempo

Sua programação é comprometida com a diversidade de temas e representações que compõem a sociedade e o campo jornalístico.


Todas as discussões que tomam forma durante o evento acompanham as mudanças políticas, sociais e tecnológicas que impactam a imprensa, seus profissionais e a democracia como um todo.


De novas ferramentas a métodos inovadores de investigação, o Congresso está sempre atento às transformações e necessidades do jornalismo.


 

Mais de 100 palestras, debates e treinamentos distribuídos em trilhas temáticas!

Mais de 100 palestras, debates e treinamentos distribuídos em trilhas temáticas!
Uma palestrante sorri ao fundo em uma das oficinas do Congresso
Marcação

Congresso 2023: a maior edição da história

O 18º Congresso da Abraji (2023) foi a maior edição presencial da história da organização, promovida exclusivamente pela Abraji. Além do recorde de 1500 pessoas participando em quatro dias do evento, presencial e remotamente, o encontro se consolidou como um dos mais importantes das Américas.


Registrou também um recorde no número de palestrantes, com 315 pessoas que representaram mais de 190 organizações, 18 estados brasileiros e o Distrito Federal, além dos países: Estados Unidos, México, Colômbia (remoto), El Salvador, Uruguai, Nigéria, Peru, França (remoto), Reino Unido e Rússia.


As mais de 100 atividades da programação trataram de técnicas de investigação, jornalismo de dados, jornalismo colaborativo, cobertura especializada, diversidade, equidade e inclusão, entre outros temas.



Sobre a Abraji


A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2002 com o intuito de melhorar a qualidade do jornalismo brasileiro. A Abraji tem como pilares a proteção da liberdade de expressão, a garantia do direito de acesso a informações públicas e a formação profissional de jornalistas. Diversos projetos coordenados e apoiados pela Associação garantem esses objetivos e o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é um deles.

Siga a Abraji nas redes sociais:
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK