SOBRE
PROGRAMAÇÃO
PALESTRANTES
NOTÍCIAS
PATROCINADORES
FAQ
CONTATO
Inscreva-se
Login
18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo - Abraji

O Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji é o maior encontro de jornalistas do Brasil e um dos mais importantes da América Latina. Realizado desde 2005, o evento promove debates relevantes sobre o cenário e o futuro da profissão ao redor do mundo.


Em 18 anos de realização, o Congresso da Abraji tratou de questões urgentes de seu tempo. Sua programação é comprometida com a diversidade de temas e representações que compõem a sociedade e o campo jornalístico. Todas as discussões que tomam forma durante o evento acompanham as mudanças políticas, sociais e tecnológicas que impactam a imprensa, seus profissionais e a democracia como um todo. De novas ferramentas a métodos inovadores de investigação, o Congresso está sempre atento às transformações e às necessidades do jornalismo.


A 18ª edição do Congresso será híbrida. Isso significa que o evento a ser realizado em São Paulo, na ESPM, também possibilitará a participação remota de jornalistas e estudantes de diferentes partes do Brasil e do globo.

X
18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo - Abraji
#DEFENDAOJORNALISMO
#DEFENDAOJORNALISMO

Desafios da pandemia


Com a pandemia de covid-19, a Abraji, assim como organizações de todo o mundo, precisou reinventar sua maneira de trabalhar, capacitar jornalistas e promover eventos. E apesar dos inúmeros desafios impostos pela questão sanitária, entre eles a crise financeira, o 15º Congresso (2020) bateu recorde de público. Foram mais de 10 mil pessoas inscritas no evento, realizado pela primeira vez de forma totalmente online e gratuita.


O êxito do 15º Congresso da Abraji refletiu o sucesso do evento realizado em 2019, no qual estiveram presentes 1.318 pessoas de 22 estados brasileiros, além do Distrito Federal. As discussões envolveram a conjuntura política da época, já bastante hostil para a imprensa, além da prevenção de assédio digital, a cobertura sobre tecnologia e o jornalismo em contextos autoritários.


O evento de 2021, também online e gratuito, teve o mais diverso elenco de painelistas estrangeiros de sua história, com 30 palestrantes de países espalhados por quatro continentes (América, Ásia, Europa e África). O número de palestrantes e instrutores aumentou 39% em relação a 2020 (105), chegando a 146 nomes.


Em 2022, o evento assumiu um formato misto. A 17ª edição foi dividida em duas partes: durante os dois primeiros dias, as palestras foram realizadas em plataforma digital; e nos últimos três dias de evento as atividades foram presenciais na FAAP, em São Paulo.


A cada ano, o Congresso da Abraji eleva sua atenção a questões de diversidade e representatividade em relação a painelistas e participantes. Além de discutir temas social e politicamente relevantes e de abrir espaço para diferentes perspectivas e lugares de fala, a organização do evento coleta dados sociodemográficos sobre o público. Essas informações ajudam a pensar em soluções mais inclusivas para futuras edições do Congresso.


Sobre a Abraji


A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2002 com o intuito de melhorar a qualidade do jornalismo brasileiro. A Abraji tem como pilares a proteção da liberdade de expressão, a garantia do direito de acesso a informações públicas e a formação profissional de jornalistas. Diversos projetos coordenados e apoiados pela organização garantem esses objetivos e o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é um deles.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK