O 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, encerrado em 14 de julho de 2024, foi a maior edição presencial promovida pela Abraji na história da organização – que começou com um recorde de sugestões enviadas pelo público, com 253 inscrições. O evento reuniu cerca de 1830 pessoas durante quatro dias, incluindo a modalidade on-line, e consolidou-se como um dos encontros mais importantes das Américas, recebendo o apelido carinhoso de "Lollapalooza do jornalismo brasileiro" nas redes sociais, graças às opções diversas de atividades.
Este ano, o Congresso buscou refletir os distintos contextos do jornalismo investigativo no Brasil. Dados da Abraji mostram a participação de palestrantes de 20 estados, representando 157 municípios. Palestrantes pretos, pardos, amarelos e indígenas somaram 36% do total, um aumento de 4 pontos percentuais em relação a 2023. O evento também contou com recursos de comunicação acessíveis para Pessoas Com Deficiência (PCDs) nas modalidades presencial e on-line.
Entre palestrantes, a maioria foi de mulheres cisgêneras (59,4%), seguidas por homens cisgêneros (36,4%), mulheres transgêneras (1%), pessoas não binárias (1%) e homens transgêneros (0,6%).
Conteúdo
Foram realizadas 163 atividades presenciais (entre o Congresso e o Domingo de Dados) – mais de 244 horas de conteúdo ofertado –, além de 16 lançamentos de livros e mais 27 atividades on-line, incluindo transmissões e conteúdos inéditos, disponíveis na plataforma do evento. Este ano, 34% da programação incluiu oficinas práticas e workshops, visando aprimorar habilidades técnicas – uma demanda recorrente apontada por participantes de outras edições.
Os ingressos para a modalidade presencial esgotaram-se, pela segunda vez consecutiva, uma semana antes do evento. Mais de 20 palestrantes internacionais, de países como Argentina, Bahrein, Colômbia, Estados Unidos, Holanda, Quênia, Quirguistão, Reino Unido e Venezuela participaram, trazendo temas como Inteligência Artificial, desinformação, mapeamento open source e sustentabilidade do jornalismo.
Também marcaram presença na programação o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para sabatinas que foram transmitidas ao vivo pela Abraji.
Participantes
Entre participantes, 33,4% eram pretos, pardos, indígenas e amarelos – um aumento de quase de 1 ponto percentual em relação ao ano anterior (32,5%). As mulheres cisgêneras representaram 63,6% dos participantes, seguidas por homens cisgêneros (32,9%) e pessoas não-binárias (0,5%).
Entre palestrantes e participantes, todos os estados brasileiros estavam representados, graças a parcerias que garantiram 87 bolsas para jornalistas e comunicadores, como a Jornada Galápagos, o programa Defensores Ambientais, o projeto Caravana da Abraji, pesquisadores do XI Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo e jornalistas negras selecionadas em uma iniciativa inédita, financiada pela diretora Basília Rodrigues em parceria com Youtube, Fundação Lemann e Natura.
Patrocínio
O Congresso inovou nos modelos de patrocínio, com quase 10% da programação oferecida por organizações parceiras. Contamos com 52 patrocinadores, viabilizando a infraestrutura necessária para ampliar a diversidade regional sem reduzir o tamanho do evento. Além disso, houve um recorde de 243 organizações presentes, incluindo instituições acadêmicas, veículos e associações da sociedade civil, superando em muito as 190 de 2023.
“A cada ano as expectativas são mais altas e buscamos alcançá-las, fazendo mais e melhor. Temos o compromisso de mostrar o que aconteceu de mais relevante e também de antecipar tendências, sempre com o foco em oferecer formas de treinamento conectadas com o que é essencial para os fundamentos da profissão. Tudo isso alinhado com o propósito de percebermos, cada vez mais, as variadas realidades para o exercício do jornalismo no Brasil”, afirma a presidente da Abraji, Katia Brembatti.
Perfil
O grupo de palestrantes do Congresso foi diversificado, com 72,8% sendo profissionais de Jornalismo e Comunicação, 10,9% de outras áreas, 5,4% estudantes e 10,9% pesquisadores. Entre eles, 1% eram pessoas com deficiência. A distribuição etária predominou entre 35 e 44 anos (43,5%), seguida por 25 a 34 anos (31%), e 12,8% entre 45 e 54 anos, refletindo uma combinação dinâmica de experiência e novas perspectivas.
Já o perfil dos 986 participantes que responderam ao cadastro da Abraji apontou 43,7% de profissionais de Jornalismo e Comunicação, 5,9% de outras áreas, 44,7% estudantes e 5,7% pesquisadores. Em constante aumento ano a ano, a presença de pessoas com deficiência subiu para 2.3%. A faixa etária predominante foi de 19 a 24 anos (40,2%), seguida por 25 a 34 anos (31,5%) e 35 a 44 anos (16%), refletindo um público majoritariamente jovem e engajado.
Cobertura jornalística e homenagem a Fabiana Moraes
A cobertura oficial do Congresso foi feita pela Redação Laboratório do Projeto Repórter do Futuro, da OBORÉ. Neste link, você tem acesso às reportagens sobre grande parte das mesas de debates e treinamentos, além da matéria e vídeo em homenagem à jornalista Fabiana Moraes.
Aqui você acessa as fotos do Congresso.
Congresso On-line
Para proporcionar uma oportunidade para quem não conseguiu acompanhar o evento presencialmente em São Paulo, o Congresso teve transmissão on-line de 12 mesas de destaque. O restante da programação on-line, disponível no site (incluindo 15 oficinas em formato de masterclass), foi gravado especialmente para o ambiente digital e pode ser assistido até o dia 31 de agosto pelos participantes do Congresso. Os vídeos estão armazenados na plataforma do evento, permitindo que tanto os inscritos online quanto os participantes da versão presencial – incluindo palestrantes – possam acessar o conteúdo.
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Certificados
Os certificados de participação on-line e presencial serão emitidos após o dia 29 de julho. Quem ainda não viu ou não se inscreveu no Congresso on-line tem até o dia 31 de agosto para assistir a no mínimo 70% da programação e obter o certificado de participação.
Todos que compareceram ao evento presencial ou assistiram a, no mínimo, 70% do evento on-line receberão certificados, a serem disponibilizados no site.
Patrocinadores
O 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Abraji e do curso de Jornalismo da ESPM.
Patrocinaram o 19º Congresso: Google News Initiative, Luminate, Grupo Globo, JSK Journalism Fellowships, Albert Einstein - Sociedade Beneficente Israelita Brasileira, Agence Française de Développement (AFD), Transparência Internacional - Brasil, SBT News, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Jusbrasil, International Center for Journalists (ICFJ), Atricon, Abert, Basília Rodrigues Comunicação, Alma Preta, Folha de S. Paulo, Abracom, Fundação Lemann, Natura, Alright, Youtube, Revista Cenarium, JB Litoral, RConsortium, Fogo Cruzado, Fundo Brasil, Poder 360, Internews, Serrapilheira, Artigo19, Report for the World, Meio e UOL.
Foram parceiros institucionais do evento: Aberj, Galápagos Newsmaking, Jeduca, Portal Imprensa, Agência Mural, Vida de Jornalista, Núcleo, DiversaCom, Knight Center, ANJ, Pacto pela Democracia, Fórum De Direito de Acesso a Informações Públicas, Inova.aê, Oboré e Textual Comunicação.
* Crédito da foto: Luciana Vassoler/Abraji