Para aumentar ou diminuir a fonte:
DESKTOP: utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
CELULAR: faça o movimento de pinça.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
SOBRE
PROGRAMAÇÃO
PALESTRANTES
NOTÍCIAS
PATROCINADORES
FAQ
INSCREVA-SE
LOGIN
Home > Notícias > Inteligência Artificial e ferramentas para investigar de bets a indústria do tabaco estão na pauta do Congresso da Abraji

Inteligência Artificial e ferramentas para investigar de bets a indústria do tabaco estão na pauta do Congresso da Abraji

Parte das atividades sobre esses temas será oferecida no 6º Domingo de Dados

19º Congresso da Abraji terá trilha temática sobre técnicas de investigação e uso de IA
Data de publicação: 13/06/2024
Autoria: Abraji

Como investigar temas espinhosos como a indústria do tabaco, as famosas bets, os ruralistas ou até ameaças digitais com mais ferramentas e segurança? A programação do 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji trará grandes jornalistas e especialistas em jornalismo investigativo para a trilha Técnicas de investigação, com temas atuais, incluindo o uso de Inteligência Artificial na apuração e consolidação de dados.


Inscrições abertas! Garanta a sua vaga.


O evento será realizado de 11 a 14 de julho na ESPM-SP e conta com atividades para jornalistas iniciantes que buscam aprimorar seus conhecimentos e técnicas de investigação jornalística. Como aprender a fazer reportagens a partir de dados públicos – ou na falta deles –, como produzir jornalismo investigativo local em pouco tempo e como aplicar soluções de Inteligência Artificial com poucos recursos estão entre as discussões da trilha.


Jornalistas mais experientes podem conferir atividades que aprofundam os conhecimentos em jornalismo de dados, como mergulhar em documentos, repositórios e base de dados para descobrir pautas, ou explorar o uso de geolocalização para restringir uma região de pesquisa.


Uso de Inteligência Artificial nas reportagens


A Inteligência Artificial terá destaque também na trilha de técnicas de investigação, seja para conhecer ferramentas de IA que podem ser utilizadas por quem faz reportagem sem o suporte de uma grande redação, seja para conduzir grandes investigações open source, a partir de projetos de experientes detetives digitais.


O evento também vai oferecer oficinas práticas para utilizar ferramentas de software livre e com linguagens básicas de programação em duas etapas: parte 1 e parte 2. O Domingo de Dados é ideal para quem pretende se aprofundar em conceitos dessa área e receber orientações de especialistas internacionais.


Para aqueles que irão cobrir as eleições neste ano, a mesa sobre o impacto da IA na desinformação eleitoral vai discutir implicações do uso da tecnologia, como cobrir o assunto e utilizar ferramentas para checagem. Interessados na temática eleitoral também podem aprender como utilizar ferramentas com curadoria da Abraji para investigar empresas e políticos, fazendo cruzamento de dados.


Combater a desinformação e descobrir pautas


Os cursos em formato virtual, com até 1 hora de duração cada, dentro da trilha temática “Técnicas de investigação”, oferecem aulas exclusivas com especialistas de destaque no assunto: Lucas Maia; Reinaldo Chaves; Laís Martins; Nilesh Christopher. Clique nos nomes para conhecer o trabalho de cada um.


As atividades foram pensadas para o profissional interessado em realizar checagem de fatos, a origem das notícias falsas e descobrir pautas com ferramentas e técnicas que não são complexas, mas que prometem facilitar o dia a dia na realização de pequenas ou grandes investigações.


As atividades remotas terão recursos de comunicação acessíveis.


Como conferir todas as atividades da trilha?


Basta acessar a programação do Congresso, clicar na opção do menu “Todas as trilhas” e selecionar “Técnicas de investigação” ou outras opções, como: Amazônia, Audiência, Corrupção, Dados, Democracia, Eleições, Estudos sobre jornalismo, Financiamento, Gestão, Políticas públicas, Produtos jornalísticos audiovisuais, Proteção e segurança de jornalistas e Segurança Pública.


Mais de 100 atividades estão previstas em toda a grade de programação, incluindo lançamento de livros, cerimônia de homenagem, XI Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo e o 6º Domingo de Dados.


Novas atividades ainda serão divulgadas.


Acompanhe tudo sobre o Congresso em: congresso.abraji.org.br


O 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e do curso de Jornalismo da ESPM-SP.


Patrocinam o 19º Congresso: Google News Initiative, Luminate, Grupo Globo, JSK Journalism Fellowships, Albert Einstein - Sociedade Beneficente Israelita Brasileira, Agence Française de Développement (AFD), Transparência Internacional - Brasil, SBT News, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Jusbrasil, International Center for Journalists (ICFJ), Atricon, Abert, Basília Rodrigues Comunicação, Alma Preta, Folha de S. Paulo, Abracom, Fundação Lemann, Natura, Alright, Youtube, Revista Cenarium, JB Litoral, RConsortium, Fogo Cruzado, Fundo Brasil, Poder 360, Internews, Serrapilheira, Artigo19, Report for the World, Meio e UOL.


São parceiros institucionais: Aberj, Galápagos Newsmaking, Jeduca, Portal Imprensa, Agência Mural, Vida de Jornalista, Núcleo, DiversaCom, Knight Center, ANJ, Pacto pela Democracia, Fórum De Direito de Acesso a Informações Públicas, Oboré e Textual Comunicação.


Serviço


19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Local: ESPM - Campus Álvaro Alvim
Rua Doutor Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo
Data: 11 a 14 de julho de 2024
Inscreva-se em: https://congresso.abraji.org.br/inscreva-se

Siga a Abraji nas redes sociais:
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK