Para aumentar ou diminuir a fonte:
DESKTOP: utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
CELULAR: faça o movimento de pinça.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
SOBRE
PROGRAMAÇÃO
PALESTRANTES
NOTÍCIAS
PATROCINADORES
FAQ
INSCREVA-SE
LOGIN
Home > Notícias > Experiências de jornalismo investigativo independente e local são mesas de destaque do 19º Congresso

Experiências de jornalismo investigativo independente e local são mesas de destaque do 19º Congresso

Uso de IA, desafios locais e sustentabilidade estão entre os temas debatidos

Experiências de jornalismo investigativo independente e local são temas de mesas no 19º Congresso
Data de publicação: 20/06/2024
Autoria: Abraji

O 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, o maior encontro de jornalistas do país, irá reunir jornalistas de periferias, do campo e das aldeias para compartilhar suas experiências, técnicas e estratégias de como fazer o jornalismo independente e local a partir de diferentes contextos, formatos e acesso a recursos.


Quais são as melhores práticas para formar jornalistas e comunicadores indígenas? Como jornais periféricos e iniciativas locais enfrentam a exclusão digital? Quais estratégias usar para medir impacto do trabalho jornalístico? De que maneira a IA pode ser aliada em projetos com pouco recurso atuando localmente? Essas e outras questões são temas do evento, que será realizado de modo híbrido de 11 a 14 de julho, na ESPM - SP.


Inscrições abertas! Garanta a sua vaga.


Serão mais de 100 atividades distribuídas nas trilhas temáticas: Amazônia, Audiência, Corrupção, Dados, Democracia, Eleições, Estudos sobre jornalismo, Financiamento, Gestão, Políticas Públicas, Produtos jornalísticos audiovisuais, Proteção e segurança de jornalistas, Segurança Pública e Técnicas de investigação.


Conheça os 20 convidados internacionais.


 
- Ariene Susui, jornalista ambiental independente, Maurício Ye'kwana, diretor da Hutukara Associação Yanomami, e Ariel Bentes, cofundadora da Abaré Escola de Jornalismo, irão compartilhar suas experiências e práticas para apoiar a formação de comunicadores e jornalistas indígenas enquanto promovem a cultura, a tradição e a aprendizagem dos povos nos territórios.


- Na palestra sobre jornalismo para baixa conectividade, veículos de comunicação e iniciativas locais usam seu conhecimento e o relacionamento com audiência e comunidades para produzir e compartilhar notícias em meio à exclusão digital.


- Assim como produzir e distribuir conteúdo é uma etapa importante, acompanhar resultados deste trabalho também é. Em palestra, jornalistas de veículos independentes apresentam metodologias para que você possa medir o impacto dessa atuação, auxiliando na sustentabilidade financeira do projeto.


- Fundadores de agências de jornalismo irão apresentar soluções de IA aplicadas ao jornalismo local e ensinam como utilizar a tecnologia para projetos que possuem pouco ou nenhum apoio financeiro.



Acompanhe tudo sobre o Congresso em: congresso.abraji.org.br


O 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e do curso de Jornalismo da ESPM-SP.


Patrocinam o 19º Congresso: Google News Initiative, Luminate, Grupo Globo, JSK Journalism Fellowships, Albert Einstein - Sociedade Beneficente Israelita Brasileira, Agence Française de Développement (AFD), Transparência Internacional - Brasil, SBT News, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Jusbrasil, International Center for Journalists (ICFJ), Atricon, Abert, Basília Rodrigues Comunicação, Alma Preta, Folha de S. Paulo, Abracom, Fundação Lemann, Natura, Alright, Youtube, Revista Cenarium, JB Litoral, RConsortium, Fogo Cruzado, Fundo Brasil, Poder 360, Internews, Serrapilheira, Artigo19, Report for the World, Meio e UOL.


São parceiros institucionais: Aberj, Galápagos Newsmaking, Jeduca, Portal Imprensa, Agência Mural, Vida de Jornalista, Núcleo, DiversaCom, Knight Center, ANJ, Pacto pela Democracia, Fórum De Direito de Acesso a Informações Públicas, Oboré e Textual Comunicação.


Serviço


19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Local: ESPM - Campus Álvaro Alvim
Rua Doutor Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo
Data: 11 a 14 de julho de 2024
Inscreva-se em: https://congresso.abraji.org.br/inscreva-se

Siga a Abraji nas redes sociais:
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK