A Abraji, em parceria com Inova.aê, reuniu orientações de acessibilidade para promover a inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. Contamos com a sua colaboração para que o evento seja um ambiente acolhedor, respeitoso e livre de discriminações.
Acessibilidade Atitudinal
Criamos barreiras atitudinais quando temos comportamentos que impedem ou prejudicam a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. A linguagem capacitista é aquela que carrega significados equivocados ou pejorativos em relação à pessoa com deficiência (PCD).
Saiba quais são os termos incorretos e capacitistas: portador de necessidades especiais; pessoa portadora de necessidades especiais; portador de deficiência; deficiente visual; pessoa deficiente; cadeirante; surdo-mudo; pessoa com necessidades especiais; criança especial.
Escolha os termos corretos: pessoa com deficiência; pessoa com deficiência visual; pessoa com deficiência física; pessoa cega; pessoa surda; pessoa usuária de cadeiras de rodas.
Use linguagem simples
A linguagem simples facilita a leitura e a compreensão das informações, de forma objetiva e inclusiva. É uma ferramenta de comunicação que contribui para que todas as pessoas entendam a mensagem corretamente.
Atenção aos assentos reservados
Alguns assentos nas primeiras fileiras das salas e auditórios estarão reservados para pessoas com deficiência. Isso inclui pessoas com deficiência auditiva, que precisam estar próximas das pessoas para fazerem leitura labial, e pessoas surdas que precisam de boa visibilidade do intérprete de Libras.
Dúvidas ou sugestões? Envie para: [email protected]