A Abraji anuncia nesta segunda-feira (9 de junho) os resultados dos artigos científicos, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e reportagens produzidas por estudantes de graduação selecionados para o XII Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo da Abraji. Os materiais foram selecionados por um comitê formado por 48 pareceristas, composto por pesquisadores e jornalistas de diversas regiões do país.
Realizado desde 2014, o Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo da Abraji reúne anualmente pesquisadores, profissionais e estudantes para apresentar, debater e fomentar estudos inovadores no campo. Esta edição também será integrada à programação do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que acontece de 10 a 13 de julho, em São Paulo, no campus Álvaro Alvim da ESPM.
Em 2025, diferentemente das edições anteriores, o seminário ampliará sua programação para quatro sessões, incorporando a Mostra de Jornalismo Investigativo, direcionada aos estudantes de graduação. Seguem abaixo as categorias:
Foram selecionados três artigos inéditos de mestres(as) ou doutores(as), dois artigos de graduados(as) ou estudantes de graduação e três TCCs. Já para a Mostra Abraji foram escolhidos quatro trabalhos.
Os artigos científicos selecionados abordarão cinco Trilhas Temáticas do evento. São elas: Técnicas de Investigação, Dados, COP30 e Meio Ambiente, Gestão e bem-estar, e Segurança e proteção ao jornalista.
Resultado da seleção
Trabalho: Ensino do Jornalismo Investigativo e de Dados: Reflexões pedagógicas para um plano de ensino
Autoria: Marcelo Soares e Samuel Pantoja Lima (Universidade Federal de Santa Catarina)
Trabalho: Lei de Acesso à Informação: o que deu certo ou errado no uso da LAI como ferramenta de apuração por jornalistas
Autoria: Francisco Eduardo Gonçalves; Fernando Oliveira Paulino (UnB)
Trabalho: Entre o racismo e o machismo: A intersecção de opressões vivenciada pelas jornalistas esportivas negras em Minas Gerais
Autoria: Karina Carolina Peres Santos e Nair Prata (Universidade Federal de Ouro Preto)
Trabalho: Jornalismo Ambiental Investigativo no território amazônico: uma análise do website colombiano Agenda Propia
Autoria: Isadora Pellegrini Marques (Universidade Federal de Santa Maria)
Trabalho: O debate público sobre a regulação de redes sociais e plataformas online: investigando o papel dos editoriais jornalísticos
Autoria: Alessa Coelho Lauriano e Francisco Paulo Jamil Marques (Universidade de Iowa)
Trabalho: Tranquilidade que acabou em água
Autoria: Gabriel Damasceno de Campos (Universidade Federal do Ceará)
Trabalho: No Afronte: Um podcast sobre o debate do racismo e seus desdobramentos na era do jornalismo digital
Autoria: Michelle Garcia Santos (Centro Universitário Ritter dos Reis)
Trabalho: O que Ela fez?
Autoria: Nathália Mendes (Unesp)
Trabalho: Negligência climática: MP analisa megaobra do Zaffari e seus efeitos ambientais
Autoria: Anita Avila e Pedro Pereira (Universidade Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul)
Trabalho: Onde e como pedir ajuda?
Autoria: Maria Victória Sampaio (Universidade Federal de Santa Catarina)
Trabalho: Cidade Baixa sofre com desmatamento e tem menos de 1% da vegetação nativa
Autoria: Glenda Silva Morais e Luiz Felipe Sena Souza (Universidade Federal da Bahia)
Trabalho: DF tem maior média de desaparecidos, mas protocolo sobre registros em delegacias só alterou em 2024
Autoria: Milena Dias Corrêa (Centro Universitário de Brasília - CEUB)
Benefícios
Os(as) autores(as) selecionados se encontrarão presencialmente em São Paulo para a apresentação dos artigos, TCCs e reportagens. A Abraji cobrirá as despesas de hospedagem e transporte (terrestre ou aéreo), desde que em território nacional, de um(a) integrante de cada trabalho escolhido. Todos(as) os(as) autores(as) terão acesso gratuito ao 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo e ao 7º Domingo de Dados.
A Abraji arcará com o custo de apenas um(a) representante de cada trabalho. Caberá ao grupo de autores(as) decidir sobre quem viajará para São Paulo e encaminhar o nome e os contatos da pessoa representante para a Abraji, por meio do email: [email protected]. Demais participantes que não puderem arcar com os custos da própria viagem para São Paulo têm a opção de participar remotamente.
As passagens aéreas ou de ônibus (a depender da distância) serão emitidas em categoria econômica, somente com direito a bagagem de mão.
Uma vez confirmada a presença do(a) selecionado(a), a Abraji NÃO custeará multas por mudança de datas e horários pedidos pelo(a) convidado(a).
Mais detalhes sobre a política de reembolso e de emissão de passagens e hospedagem pela Abraji serão informados diretamente às pessoas selecionadas.
Em caso de dúvidas, envie um e-mail para [email protected]
Serviço
20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Local: ESPM - Campus Álvaro Alvim
Rua Doutor Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo
Data: 10 a 13 de julho de 2025
Inscrições através do site: congresso.abraji.org.br/inscreva-se
Patrocinam o 20º Congresso: John S. Knight Fellowships, Google, Uber, World, Novo Nordisk, Cloudwalk, Transparência Internacional - Brasil, Grupo Globo, Jusbrasil, Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), Alma Preta, Textual Comunicação, I'Max Communicate More, SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), Itaú, AFD (Agende Française de Développement), Poder360, Projor (Instituto Para o Desenvolvimento do Jornalismo), R Consortium, ITS (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio), RSF (Repórteres sem Fronteiras), Artigo 19, Python Software Foundation, Amado Mundo, Tokio Marine Seguradora, AMD (Associação dos Magistrados Brasileiros) e The Journalism Company.
São apoiadores de conteúdo: YouTube, Basília Rodrigues Comunicação, Forbidden Stories, UNAIDS, Pulitzer Center, Fundação Lemann e Revista Cenarium.
São parceiros institucionais: Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, GBR Comunicação, Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), Coalizão em Defesa do Jornalismo (CDJor), Covering Climate Now, Chef Keila Aviano, Transmídia, Globo News, Folha de S. Paulo, Eficientes, Abert, SEJ (Society of Environmental Journalists), Agência Mural, Portal Imprensa, Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação), Galápagos Newsmaking, DiversaCom, ANJ (Associação Nacional de Jornais), Pacto Pela Democracia e Oboré.