Jornalistas e estudantes de jornalismo interessados na programação do 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji terão, até o final de outubro, a oportunidade de acessar mais de 150 atividades, entre palestras, oficinas e debates, basta clicar aqui. Entre elas, transmissões das mesas de destaque do Congresso e aulas gravadas por jornalistas nacionais e internacionais.
A programação online oferece conteúdos sobre cobertura da Amazônia, técnicas de IA para cobertura das eleições, modelos de financiar o jornalismo e dicas para proteção e segurança do jornalista. As mesas transmitidas contam com a participação de Sônia Bridi (jornalista e escritora), Andrew Fishman (presidente do Intercept Brasil), Jonathan Soma (professor e diretor do Programa de Graduação em Dados da Universidade de Stanford) e Ana Carolina Moreno (diretora da Abraji e jornalista de dados).
O usuário também poderá assistir aulas gravadas especialmente para o formato online, que possuem até 1 hora de duração. Conheça de perto o trabalho dos jornalistas internacionais convidados para o 19º Congresso Online: Benjamin Toff (professor assistente na Escola Hubbard de Jornalismo e Comunicação de Massa), Colin Pereira (estrategista do CPJ para a segurança dos jornalistas), Ela Stapley (consultora de segurança digital do CPJ), María Teresa Ronderos (diretora e cofundadora do Centro Latinoamericano de Investigación Periodística), Nilesh Christopher (jornalista que trabalha com tecnologia, negócios, cultura e sociedade) e Sherif Mansour (jornalista especialista em cobertura de conflitos).
Jornalismo investigativo durante as eleições
Com as eleições municipais se aproximando, as ferramentas, técnicas e práticas em jornalismo de dados podem auxiliar a identificar e lidar com notícias falsas, a encontrar pautas em volumes grandes de textos e também a navegar pelo universo de ferramentas digitais que auxiliam o repórter nas suas investigações jornalísticas.
Além da parte prática, o Congresso oferece mesas que vão debater o desinteresse das pessoas em consumir jornalismo – e como reverter esse cenário –, as possibilidades do uso da Inteligência Artificial para jornalistas freelancers e o poder do jornalismo local nesse trabalho, entendendo a proximidade do profissional com sua audiência.
Comprando agora, o usuário terá direito às aulas exclusivas da programação online e às transmissões das atividades presenciais do Congresso e do Domingo de Dados. Os valores do 19º Congresso da Abraji variam entre R$ 40 e R$ 100, conforme a categoria. As inscrições estão abertas só até o dia 31 de outubro. Clique aqui e garanta o seu acesso.
Patrocinadores
O 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Abraji e do curso de Jornalismo da ESPM.
Patrocinaram o 19º Congresso: Google News Initiative, Luminate, Grupo Globo, JSK Journalism Fellowships, Albert Einstein - Sociedade Beneficente Israelita Brasileira, Agence Française de Développement (AFD), Transparência Internacional - Brasil, SBT News, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Jusbrasil, International Center for Journalists (ICFJ), Atricon, Abert, Basília Rodrigues Comunicação, Alma Preta, Folha de S. Paulo, Abracom, Fundação Lemann, Natura, Alright, Youtube, Revista Cenarium, JB Litoral, RConsortium, Fogo Cruzado, Fundo Brasil, Poder 360, Internews, Serrapilheira, Artigo19, Report for the World, Meio e UOL.
Foram parceiros institucionais do evento: Aberj, Galápagos Newsmaking, Jeduca, Portal Imprensa, Agência Mural, Vida de Jornalista, Núcleo, DiversaCom, Knight Center, ANJ, Pacto pela Democracia, Fórum De Direito de Acesso a Informações Públicas, Inova.aê, Oboré e Textual Comunicação.