O 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji superou as edições anteriores e bateu recordes de programação e de público. Entre os dias 10 e 13 de julho, na ESPM, em São Paulo, aconteceram centenas de atividades, no formato de palestras, debates e oficinas.
Nesta edição, as atividades presenciais realizadas no Teatro ESPM foram transmitidas ao vivo. As gravações estão disponíveis no site do Congresso, mediante inscrição gratuita. O acesso às gravações pode ser feito até o final de agosto.
Inscreva-se no Congresso online
Os certificados de participação serão emitidos no site do Congresso a partir do dia 14 de agosto (30 dias após o evento presencial). Todos que participaram presencialmente receberão o certificado. Já os participantes do Congresso Online que tenham cumprido ao menos 70% das horas das atividades remotas também receberão o documento. O percentual de conteúdo assistido pode ser acompanhado na área “Minha conta”.
Esse percentual é disponibilizado pela própria plataforma do evento, que calcula o tempo que cada usuário permaneceu na página de cada atividade assistindo ao vídeo. Quem ainda não atingiu o percentual de 70% tem até o dia 31 de agosto para assistir aos vídeos e garantir o certificado.
Palestrantes e moderadores também recebem certificado de participação, que também estarão disponíveis na área ‘Minha conta’ em breve. Certificados de voluntários e do XI Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo, entre pareceristas e pessoas selecionadas, serão enviados por email pela equipe Abraji em breve.
Patrocínios
O 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e do curso de Jornalismo da ESPM-SP.
Patrocinaram o 20º Congresso: John S. Knight Fellowships, Google, Uber, World, Novo Nordisk, Cloudwalk, Transparência Internacional - Brasil, Grupo Globo, Jusbrasil, Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), Alma Preta, Textual Comunicação, I'Max Communicate More, SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), Itaú, AFD (Agence Française de Développement), piauí, Poder360, Projor (Instituto Para o Desenvolvimento do Jornalismo), R Consortium, ITS (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio), RSF (Repórteres sem Fronteiras), Artigo 19, Python Software Foundation, Amado Mundo, Tokio Marine Seguradora, AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e The Journalism Company.
Foram apoiadores de conteúdo: YouTube, Basília Rodrigues Comunicação, Forbidden Stories, UNAIDS, Pulitzer Center, Fundação Lemann e Revista Cenarium.
Atuaram como parceiros institucionais: Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, GBR Comunicação, Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), Coalizão em Defesa do Jornalismo (CDJor), Covering Climate Now, Chef Keila Aviano, Transmídia, GloboNews, Folha de S. Paulo, Eficientes, Abert, SEJ (Society of Environmental Journalists), Agência Mural, Portal Imprensa, Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação), Galápagos Newsmaking, DiversaCom, ANJ (Associação Nacional de Jornais), Pacto Pela Democracia, IPYS e Oboré.