Sheila Wilson é jornalista e activista de direitos humanos moçambicana, actualmente colaboradora do Centro para a Democracia e Desenvolvimento (CDD). Apresentadora dos programas “A Voz do Povo” e “Caso Mal Parado”, tem experiência em jornalismo investigativo nas áreas de boa governação e gestão de recursos minerais, desenvolvida no MídiaLab. Ao longo da sua carreira, passou pelas redações de algumas das principais televisões do país, como a TV Sucesso e a STV.
Conhecida pelas suas coberturas em contextos de alto risco, tornou-se uma voz firme de denúncia contra a repressão policial e as violações de direitos humanos durante as manifestações em Moçambique. As suas reportagens em directo, feitas no terreno, revelaram ao mundo o uso desproporcional da força e contribuíram para dar visibilidade a abusos cometidos contra civis.
Sheila tem sido distinguida com prémios nacionais e internacionais de jornalismo e direitos humanos, em reconhecimento pelo seu trabalho incansável na defesa da verdade, da justiça e da liberdade de expressão. Mesmo sob ameaças, detenções arbitrárias, violência e confisco de material de trabalho, não recua no seu compromisso com o jornalismo de resistência.
Recentemente, foi galardoada com o Prémio Frontline Journalism Courage, atribuído pela African Defenders, pelo seu trabalho corajoso em contextos de risco e pelo impacto social das suas reportagens.