Mestres, doutores e alunos de graduação ainda podem inscrever seus artigos científicos para o XII Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo até o dia 30 de abril. Até agora, foram inscritos 30 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) para o seminário, que ocorre durante o 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, de 10 a 13 de julho em São Paulo. Já a Mostra Abraji de Jornalismo Investigativo recebeu 18 trabalhos de estudantes de jornalismo de todo o país, distribuídos nas categorias texto, áudio, multimídia e vídeo.
A divulgação dos resultados será feita em maio. Serão selecionados três artigos de mestres(as) ou doutores(as), três artigos de graduados(as) ou estudantes de graduação e três Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). No caso da Mostra, será selecionado um trabalho vencedor por categoria. Os participantes selecionados apresentarão seus estudos no 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, que será realizado na ESPM, em São Paulo, de 10 a 13 de julho. Todas as despesas serão cobertas pela Abraji.
Os artigos científicos submetidos ao XII Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo devem abordar um dos temas propostos no edital, como jornalismo investigativo e segurança no trabalho, desinformação, Lei de Acesso à Informação, assédio judicial contra jornalistas e jornalismo ambiental investigativo. A lista completa de temas pode ser conferida no edital. A exigência quanto ao ineditismo dos trabalhos varia de acordo com o perfil dos participantes: enquanto mestres e doutores devem submeter estudos inéditos, estudantes de graduação podem enviar artigos que já tenham sido apresentados ou publicados anteriormente.
Editais e condições de participação
O edital completo do XII Seminário de Pesquisa está disponível no link:
Edital XII Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo.
As submissões dos trabalhos devem ser feitas através do formulário online disponível neste link, de acordo com os prazos estabelecidos acima.
Benefícios
Os(As) autores(as) selecionados(as) terão acesso gratuito ao 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo (10 a 13 de julho de 2025), incluindo o 7º Domingo de Dados.
Os(As) autores(as) selecionados(as) que não residirem na cidade de São Paulo e forem indicados(as) como representantes de seus trabalhos terão as despesas com passagem e hospedagem custeadas pela Abraji.
A associação arcará com o custo de apenas um(a) representante de cada trabalho. Caberá ao grupo de autores(as) decidir sobre quem viajará para São Paulo e encaminhar o nome e os contatos da pessoa representante para a Abraji, por meio do email: [email protected]. Demais participantes que não puderem arcar com os custos da própria viagem para São Paulo têm a opção de participar de forma remota.
As passagens aéreas ou de ônibus (a depender da distância) serão emitidas em categoria econômica, apenas com direito a bagagem de mão.
Uma vez confirmada a presença do(a) selecionado(a), a Abraji não custeará multas por mudança de datas e horários pedidos pelo(a) convidado(a).
Mais detalhes sobre a política de reembolso e de emissão de passagens e hospedagens pela Abraji serão informados diretamente às pessoas selecionadas.
Em caso de dúvidas, envie um e-mail para [email protected]
Patrocinam o 20º Congresso: John S. Knight Fellowships, Google, Uber, World, Novo Nordisk, Cloudwalk, Transparência Internacional - Brasil, Grupo Globo, Jusbrasil, Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), Alma Preta, Textual Comunicação, I'Max Communicate More, SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), Itaú, AFD (Agende Française de Développement), Poder360, Projor (Instituto Para o Desenvolvimento do Jornalismo), R Consortium, ITS (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio), RSF (Repórteres sem Fronteiras), Artigo 19, Python Software Foundation, Amado Mundo, Tokio Marine Seguradora, AMD (Associação dos Magistrados Brasileiros) e The Journalism Company.
São apoiadores de conteúdo: YouTube, Basília Rodrigues Comunicação, Forbidden Stories, UNAIDS, Pulitzer Center, Fundação Lemann e Revista Cenarium.
São parceiros institucionais: Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, GBR Comunicação, Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), Coalizão em Defesa do Jornalismo (CDJor), Covering Climate Now, Chef Keila Aviano, Transmídia, Globo News, Folha de S. Paulo, Eficientes, Abert, SEJ (Society of Environmental Journalists), Agência Mural, Portal Imprensa, Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação), Galápagos Newsmaking, DiversaCom, ANJ (Associação Nacional de Jornais), Pacto Pela Democracia e Oboré.