Para aumentar ou diminuir a fonte:
DESKTOP: utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
CELULAR: faça o movimento de pinça.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
SOBRE
MEMÓRIAS
PROGRAMAÇÃO
PALESTRANTES
NOTÍCIAS
PATROCINADORES
FAQ
NEWS (EN)
INSCREVA-SE
LOGIN
Home > Notícias > “Fabiana Moraes - Brilho e Combate”: documentário lançado no Congresso da Abraji narra a história da jornalista pernambucana

“Fabiana Moraes - Brilho e Combate”: documentário lançado no Congresso da Abraji narra a história da jornalista pernambucana

Em cerimônia emocionante, Fabiana Moraes foi homenageada no primeiro dia (11/07) do Congresso da Abraji, em São Paulo.

undefined
Data de publicação: 19/07/2024
Autoria: Laysa Vitória

Filha de dona Neusa Moraes e seu José Manoel, Fabiana Moraes nasceu no Alto José Bonifácio, um dos morros do Recife. Ainda menina, escrevia com algumas letras faltando e outra errada que ia ser jornalista: “el vo jornalista”. “Já tinha esse entendimento do que ela queria ser profissionalmente, mas aquilo ali para mim era coisa de criança", relembra Neusa, em entrevista ao documentário “Fabiana Moraes - Brilho e Combate”.


Mas o sonho do jornalismo não era fantasia de criança, a menina Fabi cresceu, tornou-se jornalista, escritora, doutora em sociologia, pesquisadora e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Realiza um trabalho comprometido em denunciar violações e contar histórias que importam. E é esta história de compromisso do jornalismo com os direitos sociais e humanos que levou a Abraji a escolher Fabiana como a homenageada do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo deste ano. O documentário foi apresentado durante a homenagem.



Bicha quer, bicha faz


A chegada à universidade não foi fácil, assim como é a realidade de milhares de jovens pobres brasileiros que sonham em cursar o ensino superior. O pai, seu José, dizia para a filha fazer um curso técnico, mas Fabiana o convenceu de que ela queria entrar na universidade. Fabiana, precisava acordar cedo e fazer um longo trajeto até chegar à aula do cursinho preparatório. “Foi um período que me dediquei muito. O bicha quer, bicha faz. Dei todo o gás possível. Aconteceu que fiquei um pouco doente nesse período. Pouco doente é eufemismo”, relembra. 


O jornal chegou com o resultado do vestibular, mas lhe faltou coragem para conferir. A confirmação da entrada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) veio com um abraço emocionado da mãe. “Esse dia, para mim, foi especial, eu sabia que ela ia mudar a história dela”, lembra Neusa Moraes. 


No jornalismo, além de produzir, Fabiana também reflete sobre a profissão. Em seu livro “A pauta é uma arma de combate”, ela defende a ideia da subjetividade jornalística, que rompe com o mito da imparcialidade, sem abrir mão dos métodos jornalísticos de apuração e técnicas de reportagem. “Eu ficava incomodada com a forma com que o jornal retratava os morros e periferias”, afirma a escritora no documentário. 


“Eu penso que a pauta às vezes é uma espécie de pá para ir quebrando a crosta, quebrando a terra, para você desnaturalizar aquilo que está muito assentado e visto como normal”, acrescenta a homenageada no 19º Congresso de Jornalismo Investigativo da Abraji. 


A reportagem de Fabiana “O Nascimento de Joicy”, que narra a cirurgia de redesignação sexual da cabeleireira Joicy Melo da Silva, de 51 anos, moradora de Alagoinha (PE), devolveu a Samira de Castro, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), o encantamento pelo jornalismo. “Eu estava muito desiludida com a profissão, eu pensava realmente em abandonar o jornalismo quando eu descobri a reportagem O Nascimento de Joicy. Eu me encantei novamente pelo jornalismo”, contou ela à Abraji. 


Samira de Castro falou também sobre a importância de Fabiana Moraes ter sido homenageada no Congresso da Abraji. “Para nós, que somos jornalistas fora do eixo Sudeste-Sul, ter uma mulher jornalista, pesquisadora e nordestina homenageada é muito importante. É o reconhecimento de que se faz jornalismo fora dos grandes centros urbanos.” 


Brilho e combate


Além de depoimentos de familiares, o documentário sobre Fabiana Moraes traz entrevistas com amigos e colegas de profissão da autora. Entre eles, Cecília Olliveira, diretora da Abraji, cofundadora do The Intercept Brasil e Instituto Fogo Cruzado; Neon Cunha, publicitária e diretora de arte, e Paula Miraglia, cofundadora da Gama Revista.


“Ela [Fabiana] nos move, nos puxa o tempo todo com suas palavras”, disse Cecília Olliveira. 


O documentário “Fabiana Moraes - Brilho e Combate”, produzido pelo Caldo de Cana Filmes e com direção executiva de Gabi Coelho, jornalista independente e diretora da Abraji, está disponível neste link, com toda a homenagem à jornalista.


*Crédito das fotos: Luciana Vassoler/Abraji

Capa da matéria sobre prorrogação da chamada de sugestões para o 20º Congresso da Abraji, onde se lê
Chamada de sugestões para o 20º Congresso da Abraji é prorrogada
O formulário para enviar sugestões de atividades fica aberto até o dia 28/02
undefined
Aberta a chamada de trabalhos para o XII Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo e para a Mostra Abraji de Jornalismo Investigativo para Estudantes de Jornalismo
Na 20ª edição do Congresso da Abraji, a mostra é a novidade para incentivar a produção de reportagens investigativas feitas por estudantes
undefined
20º Congresso recebe número recorde de sugestões do público para a programação
Foram 485 propostas de atividades para o evento, que acontece de 10 a 13 de julho
A imagem mostra uma palestra do 19º Congresso da Abraji, no Teatro ESPM. Ao fundo, se vê os palestrantes no palco e uma apresentação de slides que inclui um mapa e os logos dos patrocinadores e apoiadores do evento.
Inteligência Artificial e COP 30 serão destaques na programação do 20º Congresso
O evento terá atividades organizadas em trilhas temáticas, que também abordam assuntos como democracia, segurança de jornalistas, transparência e outros.
undefined
Chegou a hora! Inscrições abertas para o 20º Congresso da Abraji
Maior encontro de jornalistas do país será realizado na ESPM, em São Paulo, de 10 a 13 de julho
undefined
Inscrições abertas para bolsas destinadas a jornalistas que atuam em desertos de noticias no Congresso da Abraji
A iniciativa é inédita e as inscrições estão abertas até 18 de maio
Abraji começa a divulgar a programação do 20º Congresso
Abraji começa a divulgar a programação do 20º Congresso
Atividades confirmadas já estão disponíveis no site do evento. Confira!
undefined
Ministra Marina Silva será sabatinada no 20º Congresso da Abraji
Entrevista abordará expectativas para a COP30, políticas climáticas, entre outros temas sobre o meio ambiente
Siga a Abraji nas redes sociais:
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK