Um jornal resolve investigar seu passado escravocrata. Mas não é qualquer jornal. É um dos maiores jornais do mundo. E seu passado se entrelaça com a história de escravidão do próprio país. Esse é o pano de fundo do podcast "Cotton Capital: como a escravidão mudou o Guardian, o Reino Unido e o mundo”, produzido pelo The Guardian e lançado em 2023.
A série explora os arquivos do jornal simpáticos aos escravagistas e, na apuração, descobre que o jornal apoiou, por exemplo, pagamentos governamentais a proprietários de escravos como compensação por “propriedades” perdidas. Essa é a história em que Maya Wolfe-Robinson, editora do projeto, se aprofundará durante o 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji.
Maya é uma das convidadas internacionais confirmadas nesta edição do evento, a ser realizado entre os dias 11 e 14 de julho de 2024, na ESPM, em São Paulo. Ela se junta a nomes como James Kleinfeld, premiado jornalista investigativo e documentarista da Al Jazeera, que irá compartilhar sua experiência na cobertura de conflitos. Kleinfeld contará os bastidores do documentário recém-lançado pela emissora que denuncia o lobby israelense junto ao governo norte-americano.
Inteligência Artificial no jornalismo
Nikita Roy, jornalista especializada em dados e criadora do podcast Newsroom Robots, irá apresentar formas de atuar jornalisticamente com o apoio de ferramentas de IA. E Garance Burke, jornalista da Associated Press, contará sobre o guia que construiu para o veículo com diretrizes de como cobrir IA de forma ética e sem cair em armadilhas.
Jonathan Soma, professor de jornalismo de dados na Universidade de Columbia, retorna ao Brasil para a dobradinha Congresso e Domingo de Dados, devido ao sucesso de participação na edição passada. Desta vez, ele traz casos de investigações jornalísticas sobre corrupção com uso de IA e ministra oficinas de introdução ao uso da IA e automatização no cruzamento de dados.
Jornalismo investigativo e checagem open source
O coletivo investigativo independente Bellingcat também estará presente, representado pelos jornalistas Aiganysh Aidarbekova e Youri van der Weide. A dupla vai compartilhar técnicas de verificação e checagem de informações open source em conteúdos audiovisuais.
A checagem de fatos da PesaCheck, maior organização de verificação de fatos da África, também é destaque com a atuação de Doreen Wainainah, jornalista e editora. No Congresso, sua palestra vai trazer a experiência da organização com estratégias de checagem durante as eleições e técnicas que auxiliam no trabalho investigativo.
Para debater modelos de negócios e empreendedorismo no jornalismo, o 19º Congresso da Abraji convidou a jornalista argentina e diretora regional do Fundo Internacional para Mídia de Interesse Público, Vanina Berghella.
Além da programação presencial, haverá convidados especiais que irão ministrar aulas magnas pensadas especialmente para o ambiente virtual, cobrindo temas que vão de segurança física e digital, passando por jornalismo de dados e ferramentas para cobertura de eleições.
Os convidados internacionais
Aiganysh Aidarbekova
Amy Mitchell
Benjamin Toff
Colin Pereira
Daniel Suárez Pérez
Daniela Castro
Doreen Wainainah
Ebony Riddel
Ela Stapley
Emilia Díaz-Struck
Garance Burke
James Kleinfeld
Jonathan Soma
Marcelo Ayala Vargas
María Teresa Ronderos
Maya Wolfe-Robinson
Nikita Roy
Nilesh Christopher
Sherif Mansour
Vanina Berghella
Youri van der Weide
Serviço
19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Local: ESPM - Campus Álvaro Alvim
Rua Doutor Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo
Datas: 11 a 14 de julho de 2024
Atenção: Inscrições ainda não foram abertas