Na 20ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, a Abraji e a Oboré reúnem-se novamente para possibilitar que estudantes de jornalismo e jornalistas recém-formados realizem, em tempo real, a cobertura oficial do evento por meio da Redação-Laboratório do Projeto Repórter do Futuro. A iniciativa tem como objetivo proporcionar uma experiência imersiva com aprendizados sobre coberturas jornalísticas.
Em seu 16º ano consecutivo, a Redação-Laboratório estará ativa durante todos os dias do Congresso, que será realizado na ESPM-SP, no campus Álvaro Alvim, de 10 a 13 de julho. Para participar, é necessário preencher o formulário disponível até o dia 30 de abril. O edital de convocação, de caráter voluntário, está aberto para todos os estudantes de jornalismo, recém-formados e jornalistas de todo o Brasil interessados em participar da cobertura.
Serão ofertadas 100 vagas e terão prioridade de seleção os inscritos que apresentarem, no ato da inscrição, bom domínio da língua portuguesa e boa qualidade de texto. Aqueles que participaram de edições anteriores da Redação-laboratório também terão pontuação diferenciada na seleção.
Com foco em potencializar as atividades de cobertura, nesta edição, os interessados deverão informar se desejam contribuir para além da produção textual (atividade obrigatória para todos os participantes). São elas:
Sobre a Redação-laboratório
A Redação-laboratório foi elaborada de forma orgânica e se fortalece a partir de princípios como organização, compromisso e responsabilidade individual e coletiva. Trata-se de um ambiente hierárquico, com funções, fluxos de trabalho e processos bem definidos que incentivam o aprendizado, ao mesmo tempo em que garantem a qualidade do que é produzido.
“Essa complexa empreitada ajuda a estimular a iniciativa, criatividade e o desenvolvimento dos estudantes e, simultaneamente, o sentido de disciplina, cooperação, respeito rigoroso a prazos e acurácia informativa”, afirma Ana Luisa Gomes, diretora da Oboré e responsável pela gestão da Redação.
Na última década e meia, centenas de estudantes, recém-formados e jornalistas contribuíram na construção prática dessa verdadeira experiência educativa. A memória de todas as coberturas do Congresso pode ser conferida no blog. Confira aqui.
Condições para participar:
A Redação-laboratório de cobertura colaborativa do Congresso da Abraji integra as atividades regulares do Projeto Repórter do Futuro. Trata-se de uma iniciativa conjunta da Oboré e da Abraji que conta com o apoio do Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD), da Jornalismo Júnior (ECA-USP) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) – Oficina de Montevideo.
IMPORTANTE: Os participantes devem se responsabilizar por seus custos de transporte, estada e alimentação durante o período em que estiverem em São Paulo. Os selecionados que participarem de todas as etapas de formação estão formalmente integrados à Redação-laboratório e dispensados do pagamento da inscrição no Congresso. Receberão também voucher alimentação no dia de sua escala na Redação. O resultado da seleção será divulgado no dia 20 de maio.
Patrocinam o 20º Congresso: John S. Knight Fellowships, Google, Uber, World, Novo Nordisk, Cloudwalk, Transparência Internacional - Brasil, Grupo Globo, Jusbrasil, Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), Alma Preta, Textual Comunicação, I'Max Communicate More, SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), Itaú, AFD (Agende Française de Développement), Poder360, Projor (Instituto Para o Desenvolvimento do Jornalismo), R Consortium, ITS (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio), RSF (Repórteres sem Fronteiras), Artigo 19, Python Software Foundation, Amado Mundo, Tokio Marine Seguradora, AMD (Associação dos Magistrados Brasileiros) e The Journalism Company.
São apoiadores de conteúdo: YouTube, Basília Rodrigues Comunicação, Forbidden Stories, UNAIDS, Pulitzer Center, Fundação Lemann e Revista Cenarium.
São parceiros institucionais: Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, GBR Comunicação, Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), Coalizão em Defesa do Jornalismo (CDJor), Covering Climate Now, Chef Keila Aviano, Transmídia, Globo News, Folha de S. Paulo, Eficientes, Abert, SEJ (Society of Environmental Journalists), Agência Mural, Portal Imprensa, Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação), Galápagos Newsmaking, DiversaCom, ANJ (Associação Nacional de Jornais), Pacto Pela Democracia e Oboré.