Para aumentar ou diminuir a fonte:
DESKTOP: utilize os atalhos Ctrl+ (aumentar) e Ctrl- (diminuir) no seu teclado.
CELULAR: faça o movimento de pinça.
FECHAR
cores originais
mais contraste
A+
SOBRE
PROGRAMAÇÃO
PALESTRANTES
NOTÍCIAS
PATROCINADORES
FAQ
INSCREVA-SE
LOGIN
Home > Notícias > Abraji e Oboré abrem inscrições para a cobertura oficial do 19º Congresso

Abraji e Oboré abrem inscrições para a cobertura oficial do 19º Congresso

Redação-laboratório do Projeto Repórter do Futuro recebe candidaturas de estudantes e jornalistas recém-formados até o dia 12 de maio

Data de publicação: 23/04/2024
Data de atualização: 24/04/2024, às 11h38
Autoria: Abraji

Em mais uma edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, Abraji e OBORÉ unem esforços para proporcionar a melhor experiência possível para estudantes e jornalistas que buscam aprimorar suas habilidades de reportagem: a Redação - Laboratório do Projeto Repórter do Futuro, responsável pela cobertura oficial do maior encontro de jornalistas do Brasil.


Pelo 15º ano consecutivo, a redação laboratorial estará ativa durante todo o período do 19º Congresso da Abraji, que ocorrerá entre os dias 11 e 14 de julho, na ESPM-SP (campus Álvaro Alvim). A novidade desta edição é que o edital está aberto para estudantes e jornalistas de todo o Brasil interessados em participar de uma cobertura colaborativa em editorias como texto, redes sociais, vídeo, artes e gestão.


Para participar, basta preencher o formulário até o próximo dia 12 de maio, preencher todos os campos solicitados e aguardar o retorno da coordenação do projeto. 


A cobertura colaborativa


A Redação-laboratório é constituída de forma orgânica e funciona a partir de princípios como organização, compromisso e responsabilidade individual e coletiva. Trata-se de um ambiente hierárquico e com funções e fluxos de trabalhos e processos bem definidos, que estimulam o aprendizado ao mesmo tempo em que garantem a qualidade do que é produzido. 


“Essa complexa empreitada ajuda a estimular a iniciativa, criatividade e o desenvolvimento dos estudantes e, simultaneamente, o sentido de disciplina, cooperação, respeito rigoroso a prazos e acurácia informativa”, pondera Ana Luisa Gomes, diretora da OBORÉ e responsável pela gestão da Redação. 


Para Paula Neiva, coorganizadora do Congresso da Abraji, participar da Redação-laboratório é mergulhar no maior encontro de jornalistas do Brasil. “Além de entender na prática o funcionamento de uma grande cobertura, os participantes têm a oportunidade de fortalecer sua rede de contatos e conhecer os bastidores de trabalhos jornalísticos que se destacaram nos últimos anos. Ao ampliar esse espaço de formação no Congresso, garantimos que mais pessoas se atualizem sobre as novas técnicas de investigação e acompanhem as questões que estão mobilizando o jornalismo e a democracia.”


Na última década e meia, centenas de estudantes, recém-formados e jornalistas contribuíram na construção prática dessa verdadeira experiência educativa. A memória de todas as coberturas do Congresso pode ser conferida no blog https://congressoabraji.wordpress.com


A Redação-laboratório de cobertura colaborativa do Congresso da Abraji integra as atividades regulares do Projeto Repórter do Futuro - uma iniciativa da OBORÉ e da Abraji que conta com o apoio do Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) – Oficina de Montevideo. 


Conheça o calendário e as etapas da seleção:


- Preencher este formulário de inscrição (disponível até 12 de maio);
- Participar da 2ª etapa de seleção (um exercício de escrita a ser compartilhado com os inscritos em 13 de maio e que deverá ser entregue até 19 de maio);
- Participar do processo de formação a ser realizado aos sábados, das 9h às 12h, nos dias 8, 22 e 29 de junho e 6 de julho (online);
- Participar da Cobertura Oficial do Congresso de 11 a 14 de julho (um dos dias ou todos os dias no formato presencial).


IMPORTANTE: Os participantes se responsabilizam por seus custos de transporte, estadia e alimentação durante o período em que estiverem em São Paulo. Os que forem selecionados para integrar a Redação-laboratório da cobertura devem participar, obrigatoriamente, do processo de formação online, são dispensados do pagamento da inscrição do Congresso e recebem alimentação no dia de sua escala na Redação.


Dúvidas sobre o processo seletivo devem ser enviadas para: [email protected]


Para mais informações sobre o 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, acesse: https://congresso.abraji.org.br/

Siga a Abraji nas redes sociais:
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK