A Abraji abriu inscrições para bolsas integrais destinadas a estudantes de jornalismo, jornalistas e comunicadores indígenas interessados em participar do 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. Para concorrer, é necessária a autodeclaração indígena. As bolsas incluem passagem, hospedagem, ajuda de custo e ingresso para o Congresso. Indígenas de todas as regiões, de áreas urbanas ou rurais, podem se candidatar. As inscrições vão até as 23h59 do dia 6 de maio e podem ser feitas através deste formulário.
O Congresso da Abraji é o maior encontro de jornalistas do país, com atividades presenciais e remotas, transmissão ao vivo de parte da programação. Este ano, a 20ª edição acontece de 10 a 13 de julho na ESPM-SP. O último dia do evento é dedicado integralmente ao Domingo de Dados. As inscrições serão abertas em breve.
Com o objetivo de ampliar a diversidade no Congresso, a Abraji está abrindo seleções para bolsas em vários segmentos, como as bolsas integrais voltadas para pessoas da Amazônia, que conta com o apoio da Transparência Internacional e teve 81 inscritos, sendo que 12 pessoas foram selecionadas; as bolsas exclusivas para mulheres negras, que recebeu 392 inscrições e tem o apoio de Basília Rodrigues, jornalista da CNN e diretora da Abraji, da Fundação Lemman e do Youtube; e as bolsas para estudantes de baixa renda, que está com as inscrições abertas até o dia 5 de maio.
“A Abraji está atenta a todos os públicos, à necessidade de olhar para a diversidade da comunicação e, principalmente, de facilitar o acesso para públicos que historicamente tiveram dificuldades de estar no nosso Congresso, seja por questões de território, de distância ou de acesso a cursos. Então, esse programa de bolsas com vários perfis e, especificamente, o programa de bolsas para indígenas, é uma busca da Abraji por identificar e atender públicos diversos”, afirmou Kátia Brembatti, presidente da Abraji.
Sobre o 20º Congresso
A 20ª edição do Congresso da Abraji continuará organizada em trilhas temáticas, que orientam os principais temas discutidos no evento. O formato, criado pela curadoria do congresso pasado, será mantido em 2025 devido ao sucesso da organização na edição anterior.
Dentre os tópicos que serão abordados no Congresso, serão destaques da edição as trilhas sobre Inteligência Artificial (IA) no jornalismo e sobre a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), em novembro, em Belém.
A programação completa do evento, idealizada pela equipe de curadoria da Abraji, estará disponível em breve no site do Congresso e será divulgada nos canais de comunicação da associação.
Apoie a diversidade no 20º Congresso
A Abraji precisa do seu apoio para a realização dessa e de outras iniciativas de bolsas para a edição 2025 do Congresso. Empresas que querem se associar a essa ação, como fizeram a Fundação Lemann e o YouTube, são muito bem-vindas.
Você também pode doar qualquer valor para nos ajudar a levar mais pessoas para o Congresso. Só assim conseguiremos tornar o Congresso mais plural e atender jornalistas e estudantes de todo o Brasil.
Se você deseja contribuir para a diversidade de pessoas no 20° Congresso da Abraji, entre em contato no e-mail [email protected]. Também estão disponíveis oportunidades de financiamentos e parcerias para o evento. Organizações interessadas podem entrar em contato pelo endereço de e-mail [email protected].
Patrocinam o 20º Congresso: John S. Knight Fellowships, Google, Uber, World, Novo Nordisk, Cloudwalk, Transparência Internacional - Brasil, Grupo Globo, Jusbrasil, Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), Alma Preta, Textual Comunicação, I'Max Communicate More, SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), Itaú, AFD (Agende Française de Développement), Poder360, Projor (Instituto Para o Desenvolvimento do Jornalismo), R Consortium, ITS (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio), RSF (Repórteres sem Fronteiras), Artigo 19, Python Software Foundation, Amado Mundo, Tokio Marine Seguradora, AMD (Associação dos Magistrados Brasileiros) e The Journalism Company.
São apoiadores de conteúdo: YouTube, Basília Rodrigues Comunicação, Forbidden Stories, UNAIDS, Pulitzer Center, Fundação Lemann e Revista Cenarium.
São parceiros institucionais: Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, GBR Comunicação, Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), Coalizão em Defesa do Jornalismo (CDJor), Covering Climate Now, Chef Keila Aviano, Transmídia, Globo News, Folha de S. Paulo, Eficientes, Abert, SEJ (Society of Environmental Journalists), Agência Mural, Portal Imprensa, Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação), Galápagos Newsmaking, DiversaCom, ANJ (Associação Nacional de Jornais), Pacto Pela Democracia e Oboré.