Profissionais, estudantes de comunicação e organizações de todo o Brasil já podem contribuir com a programação do 21º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji. O prazo para apresentação das propostas é até dia 31 de janeiro de 2026. Também podem ser feitas sugestões para o Domingo de Dados, que acontece anualmente no último dia do evento, e para as mesas de Excelência Abraji, que realçam reportagens de destaque do último ano.
Para propor palestras, oficinas, entrevistas e indicar os nomes de palestrantes e moderadores(as) em 2026, basta acessar o formulário no site.
O evento será sediado em São Paulo. A data e o local serão divulgados em breve. As informações sobre ingressos e os modos de participação serão divulgadas em conjunto com a abertura das inscrições.
Como nas últimas edições, as propostas passarão por uma seleção da diretoria e da equipe de curadoria da Abraji. O formulário de sugestões estimula os proponentes a pensarem de forma mais aprofundada sobre todos os aspectos da sessão sugerida, como objetivo, formato e público-alvo da atividade.
Cada pessoa que enviar uma sugestão receberá um e-mail automático de confirmação. O envio das sugestões não garante a inclusão da atividade e/ou do(a) convidado(a) na grade de programação, mas todas as propostas serão analisadas pelos organizadores. A Abraji avisará os proponentes se sua proposta for parcialmente ou integralmente aceita, bem como em caso de rejeição.
A Abraji ressalta a importância de o público considerar, em suas propostas, eixos que valorizem e promovam a diversidade e a inclusão étnico-racial, de gênero, regional, socioeconômica e de pessoas com deficiência no jornalismo. Neste ano, colaboradores podem indicar se as organizações das quais fazem parte têm recursos para financiar passagens e hospedagem, a fim de garantir a presença de participantes na atividade sugerida. Custear a logística não é critério para a atividade ser selecionada.
A chamada de sugestões dá início publicamente aos preparativos para o próximo Congresso da Abraji, mas a organização do evento começa desde o fim da edição anterior. A equipe, o conselho e a diretoria se reúnem para avaliar a edição recém-encerrada a partir de suas experiências no evento e de sugestões, críticas e elogios apresentados pelo público. O cronograma do evento também é definido nessa fase inicial, sendo estabelecidos prazos para a definição de convidados(as) do exterior, palestrantes nacionais, homenageados(as), entre outros.
Paralelamente a esta chamada pública, ocorre uma convocatória interna, por meio da qual a diretoria, integrantes do conselho curador (ex-presidentes) e a equipe da Abraji compartilham suas propostas.
Demais informações sobre a programação, inscrições e conteúdos serão divulgadas nos próximos meses, nos canais de comunicação da Abraji.