A organização do 21º Congresso da Abraji recebeu 438 sugestões do público para a programação do evento. Ao todo, foram 429 propostas em português, três em espanhol e seis em inglês.
Neste mês, acontece a primeira fase de seleção, feita pela equipe de curadoria em parceria com a diretoria da Abraji. Para chegar às cerca de 100 atividades que comporão os três dias do Congresso, o grupo realiza pelo menos três rodadas de debates, escolhendo, montando e adaptando sugestões enviadas externa e internamente.
A equipe de curadoria prioriza especialmente propostas que promovam diversidade, considerando aspectos étnico-raciais, de gênero, regionais, socioeconômicos e de inclusão para pessoas com deficiência no jornalismo.
Finalizadas as etapas de seleção, palestrantes, moderadores e instrutores selecionados serão contatados. Em alguns casos, os autores das sugestões também poderão ser acionados. O envio de propostas não garante inclusão na programação final, mas todas as contribuições são analisadas com atenção pela equipe organizadora.
O 21º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji será realizado de 30 de julho a 1º de agosto de 2026, no Campus Paraíso da Universidade Paulista (UNIP), em São Paulo. Mais informações sobre a programação, as inscrições e os conteúdos serão divulgadas em breve nos canais oficiais de comunicação da Abraji.