O 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, que acontece entre os dias 10 e 13 de julho, no campus Álvaro Alvim da ESPM, em São Paulo, vai dedicar parte de sua programação às transformações no relacionamento entre veículos e seus públicos e aos caminhos para garantir sustentabilidade financeira no jornalismo. As discussões estarão reunidas em duas das 15 trilhas temáticas do evento: Audiência e Financiamento e Empreendedorismo.
Ao longo de quatro dias, jornalistas, pesquisadores e especialistas participam de oficinas, painéis e debates que exploram desde o uso de redes sociais e aplicativos de mensagens como ferramentas de engajamento até os desafios de captar recursos via filantropia ou plataformas digitais.
Trilha Audiência
A trilha de Audiência começa no dia 10 de julho com a oficina “Como promover engajamento usando grupos de WhatsApp”, conduzida por Joice Bento (Voz das Comunidades), que mostrará como utilizar o aplicativo como ferramenta de aproximação e escuta ativa com comunidades.
No dia 11/07, o debate “Preciso virar influencer para sobreviver no jornalismo?” traz reflexões sobre as fronteiras entre jornalismo e influência digital. Participam da conversa Jay Barchas-Lichtenstein (Centro de Notícias, Tecnologia e Informação), João Paulo Charleaux (jornalista e escritor) e a mediadora Cecilia Olliveira (Intercept Brasil e Instituto Fogo Cruzado).
A programação segue com a oficina de vídeo vertical para redes sociais, com Evandro Almeida Jr. (TV Band) e Victória Lôbo (Conquista Repórter).
Trilha Financiamento e Empreendedorismo
Como financiar o jornalismo em tempos de crise? A trilha de Financiamento e Empreendedorismo traz alternativas possíveis e histórias reais de captação de recursos. No dia 11/07, o painel “A filantropia pode ser um modelo sustentável para o jornalismo?” reúne Daiane Dultra (Painá), Daiene Mendes (FAJ) e Sanara Santos (Énois) para discutir possibilidades de apoio institucional.
Também haverá espaço para discutir modelos de negócios e experiências concretas com a mesa “Qual o segredo das redações digitais para crescer e criar sustentabilidade?”, marcada para 10/07, das 14h30 às 16h. Participam Giácomo Degani (ICL Notícias), Marina Menezes (Nexo) e Vitor Conceição (Meio), com mediação de Natalia Viana (Agência Pública).
Serviço
20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
? ESPM - Campus Álvaro Alvim — Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 — Vila Mariana, São Paulo
? De 10 a 13 de julho de 2025
Programação: https://congresso.abraji.org.br/#programacao
? Inscrições: congresso.abraji.org.br/inscreva-se
Patrocinam o 20º Congresso: John S. Knight Fellowships, Google, Uber, World, Novo Nordisk, Cloudwalk, Transparência Internacional - Brasil, Grupo Globo, Jusbrasil, Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), Alma Preta, Textual Comunicação, I'Max Communicate More, SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), Itaú, AFD (Agende Française de Développement), Poder360, Projor (Instituto Para o Desenvolvimento do Jornalismo), R Consortium, ITS (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio), RSF (Repórteres sem Fronteiras), Artigo 19, Python Software Foundation, Amado Mundo, Tokio Marine Seguradora, AMD (Associação dos Magistrados Brasileiros) e The Journalism Company.
São apoiadores de conteúdo: YouTube, Basília Rodrigues Comunicação, Forbidden Stories, UNAIDS, Pulitzer Center, Fundação Lemann e Revista Cenarium.
São parceiros institucionais: Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, GBR Comunicação, Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), Coalizão em Defesa do Jornalismo (CDJor), Covering Climate Now, Chef Keila Aviano, Transmídia, Globo News, Folha de S. Paulo, Eficientes, Abert, SEJ (Society of Environmental Journalists), Agência Mural, Portal Imprensa, Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação), Galápagos Newsmaking, DiversaCom, ANJ (Associação Nacional de Jornais), Pacto Pela Democracia e Oboré.