Em 2018, PT e PSL protagonizaram a disputa pela presidência. Como mostrou uma reportagem do site Pindograma, no Capão Redondo, a disputa para deputado reproduziu essa tendência. No entanto, em Pinheiros, os mais votados saíram desse padrão: foram PSOL e Novo. Mapas eleitorais permitem explorar esses fenômenos. O objetivo desta oficina é ensinar os participantes a trabalharem com dados espaciais no R a partir de informações eleitorais. Com vistas à eleição municipal deste ano, os instrutores dão ênfase a mapas com resultados de eleições locais.
OBS: Essa oficina faz parte da "Trilha R" do Domingo de Dados. Recomendamos que você se inscreva na parte 1 de Mapas Eleitorais em R e, caso ainda não tenha os conhecimentos básicos em R, recomendamos que você também faça as duas partes da oficina Introdução à programação em R com dados eleitorais.
Serão usados os programas R e RStudio, na última versão disponível.
Nível: intermediário
Esta atividade conta com vagas para participantes usuários de cadeira de rodas.
A oficina será realizada em uma sala equipada com computadores, mas caso prefira trazer o seu próprio, por favor, certifique-se de baixar antecipadamente os programas necessários descritos na ementa.