NÍVEL: Intermediário
Hoje influencers criam seus nichos de públicos, adaptam conteúdos para agradar quem os acompanha e, às vezes, reúnem audiências gigantescas em torno de si. O que devemos ter em mente ao investigá-los, considerando o poder de comunicação expressivo que ganharam? Por trás dos stories, há contratos, agências e às vezes equipes inteiras analisando dados de audiência. A ideia é garantir mais engajamento, curtidas e, claro, lucros. Só que por vezes essas práticas ultrapassam limites éticos. Há influencer que vende bet e fatura com o prejuízo do seguidor ou que lucra com a radicalização política de extrema-direita. Tem até mesmo influencer que topa publi do que for, seja de cigarro eletrônico ou anabolizante. Além disso, quais os papéis das big techs nisto tudo? A mesa irá revelar os bastidores de investigações sobre influenciadores digitais publicadas em veículos como Núcleo, Agência Pública e revista piauí. Além disso, iremos dar dicas práticas sobre como planejar investigações do tipo.