Esta oficina sobre a ferramenta Aleph, a plataforma de dados gratuita do Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP), vai demonstrar como jornalistas podem usar esse poderoso recurso para descobrir informações cruciais escondidas em grandes volumes de documentos. Ensinaremos técnicas para buscar, analisar e cruzar dados de forma eficaz, transformando uma montanha de informações aparentemente intransponíveis em descobertas jornalísticas impactantes.
Nível: avançado
Essa é a primeira sessão da atividade Como investigar: crime e corrupção usando Aleph. Você encontrará na programação essa mesma atividade em 13/07/2024, 16h30.
Esta atividade conta com vagas para participantes usuários de cadeira de rodas.
A oficina será realizada em uma sala equipada com computadores, mas caso prefira trazer o seu próprio, por favor, certifique-se de baixar antecipadamente os programas necessários descritos na ementa.
ORIENTAÇÕES
Os participantes de ambas as sessões devem criar uma conta no Aleph (https://aleph.occrp.org/) previamente. Preferencialmente, usando o e-mail institucional do veículo onde trabalha. No caso de freelancers, podem criar com suas contas pessoais de e-mail. Para aqueles que quiserem ter acesso a dados mais sensíveis disponíveis no Aleph, é necessário enviar um e-mail para [email protected], invariavelmente colocando como assunto da mensagem “Aleph Abraji”.
O corpo do e-mail deve conter o nome completo da pessoa, o endereço do e-mail usado para fazer o cadastro no Aleph (o cadastro deve ser feito previamente) e a profissão. No caso de jornalistas, é necessário também informar o veículo onde trabalha. Para jornalistas freelancers, é preciso enviar links para trabalhos publicados na imprensa.
Passos para criar a conta na Aleph:
Na tela de log in, escolha a opção "New user? Register".
aleph.occrp.org
Digite seus dados e crie uma senha com no mínimo 12 dígitos.
Ative sua conta por meio do seu email. Você receberá um email de verificação com um link para confirmar o seu cadastro.
Ao acessar pela primeira vez a ferramenta, a verificação em duas etapas poderá não ser exigida. No entanto, a partir do segundo acesso, o Aleph exigirá esse tipo de autenticação.
A plataforma indicará a instalação de um aplicativo de autenticação, como o Google Authenticator e o FreeOTP.
Após instalar um desses aplicativos, abra o app e leia o QR Code que aparecerá na tela de login do seu computador (Open the application and scan the barcode).
Em seguida, o aplicativo de autenticação vai gerar um código que deverá ser digitado na tela de login do seu computador.